Sesc SP

Esta atividade faz parte da

Tecnologias e Artes em Rede: Tecnologias Negras - Cursos, oficinas e bate-papos que valorizam o protagonismo da pessoa negra e sua relação com as artes visuais e as tecnologias saiba mais

10.2019---Tecnologias-e-Artes---Encadernacao-de-ori

Neste curso será possível aprender uma das mais tradicionais técnicas de produção de livros: A Copta. Criada na África, no Egito e na Etiópia, a técnica consistia em unir páginas de pergaminho dobrado, costurado com entrelaçamentos de fios e tecelagem de tapetes. O trabalho final era protegido por placas de madeira (capa dura) e coberto com peles de animais. A Copta Egípcia é feita com furos ímpares nos fólios, e é usada apenas uma agulha e uma cor de linha na costura. Já a Copta é feita com quatro agulhas e é possível realizar variações de cores. 

Para o acabamento, além da costura copta, o curso de encadernação irá trabalhar com Capulanas, tecidos estampados de Moçambique. Suas estampas são usadas como meio de comunicação social, para diversos momentos da vida em sociedade, como nascimento ou matrimônio.

Com Iara Moraes, formada em artes visuais, com especialização em restauro. Também é bibliotecária e uma das criadoras do projeto Mulheres Negras nas Bibliotecas. É pesquisadora de técnicas de encadernação.

Espaço de Tecnologias e Artes.

(Foto: divulgação)

Artes Visuais

Encadernação de Origem Africana L

Essa atividade aconteceu de 12/10/2019 a 13/10/2019
no Sesc Bertioga.

Mas nossa programação não para!
Quer fazer uma nova busca?
Clique em Programação e fique por dentro de tudo o que está acontecendo nas Unidades do Sesc em São Paulo