Sesc SP

Esta atividade faz parte da

Percursos da Tradição - O Projeto busca valorizar as manifestações populares de povos tradicionais que compõe a cultura nacional saiba mais

2019 08 31 Percursos da Tradicao Amapa FT Matheus J

O Marabaixo é uma expressão sociocultural que remonta a resistência e construção das identidades da população negra escravizada na região norte do Brasil, mais especificamente no estado do Amapá. Ele é composto por uma performance em roda dançada, musicada e cantada para lembrar os feitos e acontecimentos, alegres ou tristes, de seus antepassados. Assim, o conhecimento é transmitido de geração em geração pela oralidade e prática de seus integrantes. Os corpos dos mortos nos chamados "navios negreiros" eram arremessados na água junto a cantigas de lamento. Desse bailado de louvação a ancestralidade negra "mar acima" e "mar abaixo" nasce o nome dessa expressão.

A expressão é intimamente relacionada ao catolicismo popular afro amazônico também é realizada em homenagem à Santíssima Trindade, ao Divino Espírito Santo e inúmeros outros santos padroeiros. Em novembro de 2018 o Marabaixo foi reconhecido, por unanimidade, pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como Patrimônio Cultural do Brasil.

Com o Grupo Tradicional de Marabaixo de Santa Luzia do Maruanum.

Jardim da Convivênica - Sesc. Vagas Limitadas.

(Foto: Marciana Antônia)

 

 

Música

Marabaixo Com o Grupo Moçambique Estrela Guia (Amapá) L

Essa atividade aconteceu em 26/10/2019 no Sesc Bertioga.

Mas nossa programação não para!
Quer fazer uma nova busca?
Clique em Programação e fique por dentro de tudo o que está acontecendo nas Unidades do Sesc em São Paulo