Sesc SP

Esta atividade faz parte da

Sesc Jazz 2019 - A segunda edição do Sesc Jazz reúne artistas de quatro continentes para mostrar as vertentes da produção contemporânea saiba mais

mitre

Luísa Mitre Quinteto
Brasil – MG

O fascínio da pianista e compositora mineira Luísa Mitre tanto pela música erudita quanto pela popular vem da época em que ela estudava na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), quando dedicou seu mestrado à pesquisa sobre a contribuição do piano ao choro.
"Gosto tanto de música erudita quanto de popular e acho que o muro entre as duas está cada dia mais baixo, o que é bom, porque enriquece a experiência musical de todos", diz a artista, que credita aos pianistas Egberto Gismonti, César Camargo Mariano e Cristóvão Bastos suas principais influências.
O resultado dessa conjunção de estilos poderá ser visto e ouvido no Sesc Jazz. O repertório do show é o disco "Oferenda", seu primeiro trabalho autoral, lançado em 2018. Todas as canções foram compostas por mulheres, e não é por acaso. Luísa gosta de valorizar as compositoras para aumentar sua representatividade na música instrumental.
"Oferenda" recebeu o Prêmio Marco Antônio Araújo 2019 de melhor disco instrumental autoral de Minas Gerais lançado em 2018. Em 15 anos de premiação, foi a primeira vitória de uma artista mulher.

Luísa Mitre (piano, arranjos e composições)
Natália Mitre (vibrafone)
Marcela Nunes (flauta e composição)
Camila Rocha (baixo)
Paulo Fróis (bateria)

Yissy García & Bandancha
Cuba

A baterista Yissy García é filha de Bernardo García, cofundador da Irakere, uma das mais importantes bandas cubanas, da qual também participou Arturo Sandoval, outra atração deste Sesc Jazz. Ela teve os primeiros contatos com o jazz a partir das fitas cassete trazidas pelo pai de viagens aos Estados Unidos. Foi aí que conheceu artistas como o pianista Herbie Hancock e iniciou a formação musical que define o seu trabalho.
Nome de destaque da nova cena musical de Cuba, Yissy é a líder da Bandancha, grupo que funde sonoridades caribenhas e elementos eletrônicos ao cânone do jazz norte-americano. Entre as referências essenciais à sua formação, ela cita tanto Buddy Rich, considerado um dos maiores bateristas da história do jazz dos Estados Unidos, quanto músicos cubanos, como Julio Barreto.
Com a Bandancha, Yissy García lançou em 2015 o seu primeiro álbum de estúdio, "Última Noticia", em que revela essa mistura desde a primeira música, "Cambios", com scratches típicos de DJs manipulando vinis com as mãos dividindo a base com a bateria ritmada e precisa da cubana.

Yissy García (bateria)
Miguel Ángel García (piano)
Lino Piquero Bueno (baixo elétrico)
María Garcia (percussão)
Julio Rigal (trompete)

(Fotos: Larisa López/ Marina Mitre)

 

Música

Luísa Mitre Quinteto (Brasil – MG) + Yissy García & Bandancha (Cuba) 16

Essa atividade aconteceu em 25/10/2019 no Sesc Piracicaba.

Mas nossa programação não para!
Quer fazer uma nova busca?
Clique em Programação e fique por dentro de tudo o que está acontecendo nas Unidades do Sesc em São Paulo