Sesc SP

Esta atividade faz parte da

Ciclo Educar Hoje - A Importância da Escuta - A escuta direciona nosso olhar, promove e viabiliza encontros com o outro por meio do diálogo e permite que estejamos acompanhados no mundo. saiba mais

10.2019 - Criancas - Ciclo Educar Hoje

Ciclo Educar Hoje. A importância da escuta nos processos educativos. O ciclo Educar Hoje é uma ação do Programa Curumim e propõe a reflexão para uma educação centrada no ser e em sua multidimensionalidade. Esse ano, traz como tema A Importância da Escuta e sugere a ideia de que ao garantir o espaço de Fala se requer, necessariamente, mirar também para a outra ponta - a escuta. A escuta direciona nosso olhar, promove e viabiliza bons encontros com o outro por meio do diálogo. O escutar pressupõe vontade, determinação, um direcionamento intencional e ativo. Ato que permite que estejamos no mundo não solitariamente, mas acompanhados.
O Ciclo Educar teve seu início durante as comemorações dos 30 anos do Curumim, em 2017. Nesta terceira edição em 2019, será realizado de 21 de agosto a 23 de outubro em 30 unidades do Sesc São Paulo.

Convidados

Adriana Friedmann
Doutora em Antropologia, Mestre em Educação e Pedagoga. Especialista, docente, palestrante, pesquisadora e consultora nacional e internacional de ONG's, fundações, secretarias, escolas, nas temáticas da infância, pesquisas com crianças e linguagens expressivas. Criadora e coordenadora do NEPSID e do Mapa da Infância Brasileira. Coordenadora do curso de Pós Graduação "A vez e a voz das crianças: escutas antropológicas e poéticas das infâncias". Autora de livros e artigos na área.

Miguel Arroyo
É formado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) (1970) e doutor em Educação pela Stanford University nos Estados Unidos (1976), é professor Titular Emérito na Faculdade de Educação da UFMG. Possui Pós-Doutorado pela Universidade Complutense de Madrid (1991). Atualmente acompanha propostas educativas em várias redes estaduais e municipais do país. Suas ideias estão relacionadas à educação popular, cultura escolar, gestão escolar, educação básica e currículo.

Vitor Janei
Licenciado em Pedagogia pela Universidade Estadual de São Paulo (UNESP), Pós-Graduado em Linguagens das Artes pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre e Doutorando em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Lecionou no Ensino Fundamental e na Educação Infantil nas redes municipais de Rio Claro, Itirapina, Barueri e São Paulo. Foi professor de Educação Infantil e formador de professores do Instituto Fazenda da Toca. Hoje, atua como professor de educação infantil da Escola Ateliê Carambola.

Mediação: Priscila Canova Motta
Educadora do Programa Curumim do Sesc São Carlos, graduada em Ciências Sociais, Mestre e Doutoranda em Ciências, Tecnologia e Sociedade pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Dia 16/10, quarta, das 19h30 às 21h30.
Teatro. Grátis - Retirada limitada a 2 ingressos por pessoa, com 1h de antecedência. Lugares limitados.

[foto: divulgação]

 

Ações para a Cidadania

Ciclo Educar Hoje Com Adriana Friedmann, Miguel Arroyo e Vitor Janei. Mediação: Priscila Canova Motta L

Essa atividade aconteceu em 16/10/2019 no Sesc São Carlos.

Mas nossa programação não para!
Quer fazer uma nova busca?
Clique em Programação e fique por dentro de tudo o que está acontecendo nas Unidades do Sesc em São Paulo