Sesc SP

Esta atividade faz parte da

Tecnologias e Artes em Rede: Tecnologias Negras - Cursos, oficinas e bate-papos que valorizam o protagonismo da pessoa negra e sua relação com as artes visuais e as tecnologias saiba mais

Renata-Felinto

Nesse bate papo, Renata Felinto aborda a mulher negra na história do Brasil situando as questões que demarcam raça e classe para explicar a inexistência da mulher negra artista anteriormente ao século XX. A partir daí as mulheres negras artistas são apresentadas em três blocos nos quais estão as da primeira metade do século XX, as da segunda metade do século XX e as do século XXI, considerando datas de nascimento, formação, temática e poética nas trajetórias de cada uma. O objetivo é descentralizar da figura do homem branco a capacidade de criação artística e ressignificação do mundo via artes visuais apontando para outras perspectivas de entendimento de si e da relação com a sociedade por meio da incorporação de narrativas de mulheres negras nesse campo.

Renata Felinto é artista visual, pesquisadora, educadora. Estuda desenho de moda no Sigbol Fashion Institute e desenho de comunicação na Escola Técnica Estadual (Etec) Carlos de Campos, em São Paulo. Em 2001, forma-se em artes visuais pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e, desde então, sua produção artística alia-se a arte e educação. Participa da coordenação de publicações destinadas a repensar o ensino de arte na educação básica. Desde 2009, integra o conselho editorial de O Menelick 2º Ato, revista dedicada à cultura e ao pensamento afro-brasileiro. 

Sala 1

Artes Visuais

Mulher Negra e Artista: As Artes Visuais numa Perspectiva Afro-rústica 10

Essa atividade aconteceu em 19/10/2019 no Sesc Santos.

Mas nossa programação não para!
Quer fazer uma nova busca?
Clique em Programação e fique por dentro de tudo o que está acontecendo nas Unidades do Sesc em São Paulo