Sesc SP

gold

Em 1979, a descoberta acidental de ouro em uma remota encosta de morro no Pará atraiu uma massa de garimpeiros autônomos de todas as partes do país. Logo, Serra Pelada, como a mina foi batizada, havia se tornado um imenso buraco de cerca de 200 metros de diâmetro e com a mesma profundidade, onde por volta de 50 mil homens estavam apostando suas vidas pela chance de ficarem ricos. Os peões, homens de todas as idades, cores e classes sociais, eram unidos apenas pelo sonho do ouro. E se isso significava deixar suas famílias, vender seus pertences e assumir grandes riscos, que assim fosse. Para alguns, valeu a pena, mas muitos voltaram tão pobres quanto no dia em que chegaram lá.

As fotografias de Sebastião Salgado foram feitas em 1986, e algumas delas integraram o livro "Trabalhadores", lançado em 1993. Em 2019, Salgado retorna ao seu trabalho para uma nova edição, com imagens até hoje inéditas, para que sua história sobre Serra Pelada possa ser contada por conta própria. Com curadoria de Lélia Wanick Salgado, esta nova edição recebe o título "Gold", é apresentada no Sesc Guarulhos de 12 de novembro a 16 de fevereiro de 2020, além de ser lançada em livro pela editora Taschen.

Sebastião Salgado nasceu em 1944 em Minas Gerais, Brasil, e vive em Paris, França. É casado com Lélia Wanick Salgado, com quem tem dois filhos e dois netos. Formado em economia, Salgado começou sua carreira como fotógrafo profissional em 1973, em Paris, e trabalhou com agências de fotografia – dentre as quais a Magnum Photos – até 1994, quando ele e Lélia Wanick Salgado fundaram a Amazonas Images, dedicada exclusivamente à sua obra.

A exposição possui recursos acessíveis.
Piso podotátil, audiodescrição e audioguia disponíveis no aplicativo MUSEA (Android/iOS).

Local: Exposições

Agendamento de grupos: agendamento@guarulhos.sescsp.org.br

Foto: Sebastião Salgado

Artes Visuais

Gold - Mina de Ouro Serra Pelada Sebastião Salgado L

Sesc Guarulhos ver no mapa compartilhar

14/11 a 16/02

TER, QUA, QUI, SEX
09H ÀS 21H30
  • Grátis

16/11 a 15/02

SAB
09H ÀS 20H
  • Grátis

17/11 a 16/02

DOM
09H ÀS 18H
  • Grátis