Sesc SP

seminario

O seminário tem a proposta de promover espaços para debates e trocas de experiências de profissionais de diversas áreas, além de disseminar o conhecimento e suscitar reflexões sobre como explorar a corporeidade da população idosa, com o reconhecimento dos seus limites e potencialidades.


Inscrições a partir de 1 de outubro, na Central de Atendimento ou pelo site.
Credenciamento para os inscritos no dia 16. Quarta, das 16h às 19h. 


ABERTURA

DUO ACROBÁTICO - O TEMPO
Apresentação de ginástica acrobática com a dupla de idosos Edson e Leon, dupla formada há 14 anos. Leon, praticante de ginástica acrobática desde os 14 anos, hoje aos 85 anos, junto com Edson, 55 anos, continuam praticando a modalidade e impressionando o público com suas apresentações.
Dia 16. Quarta, 19h15
Ginásio | 400 lugares

AS POTENCIALIDADES DO CORPO IDOSO
Palestra que irá discutir as potencialidades do corpo idoso na sociedade atual, os desafios e aprendizados que a população idosa enfrenta no cotidiano para acompanhar a evolução e anseios da longevidade humana.
Com Viviane Mosé, Filósofa, Poetisa, Psicanalista e Especialista em Elaboração e Implementação de Políticas Públicas.
Dia 16. Quarta, 19h30
Ginásio | 400 lugares


PALESTRAS

ASPECTOS PSICOLÓGICOS E COGNITIVOS NO ENVELHECIMENTO
Tem como objetivo apresentar, discutir e debater os conceitos básicos quantos aos aspectos psicológicos e cognitivos no contexto do envelhecimento. Além disso, serão abordadas como as atividades físicas podem contribuir para manutenção e melhora destes aspectos. Com Paula Teixeira Fernandes, Professora Livre Docente do Departamento de Ciências do Esporte da Faculdade de Educação Física (FEF) da UNICAMP, na área de Psicologia do Esporte e Neurociências (graduação e pós-graduação) e também Professora e Membro Titular da Comissão de Pós-Graduação do Programa de Gerontologia da Faculdade de Ciências Médicas - FCM/UNICAMP.
Dia 17. Quinta, 11h
Ginásio | 400 lugares

QUALIDADE DE VIDA NO ENVELHECIMENTO
A palestrante irá discorrer sobre como a atividade física pode contribuir para melhora do bem-estar geral.
Com Alessandra P. Nascimento, Graduada, Mestre e Doutora pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, assistente técnica da Gerência de Estudos e Programas Sociais (GEPROS) do Sesc SP - Serviço Social do Comércio - São Paulo.

Dia 17. Quinta, 15h
Teatro | 200 lugares

CORPOREIDADE E O CORPO IDOSO
Atividade teórico-prática que apresentará as possibilidades e manifestações sobre o corpo na velhice explorando a diversidade de movimentos e ações que o mesmo é capaz de realizar, independentemente da idade cronológica. 
Com Vagner M. dos Santos Jr., Graduado em Educação Física – Universidade Mogi das Cruzes - SP, Monitor de Esportes no Sesc. Como educador na mesma instituição, atuou em ações formativas para o acesso à prática esportiva durante o envelhecimento.

Dia 17. Quinta, 15h
Ginásio | 200 lugares

ATIVIDADE FÍSICA E PEDAGOGIA DO ESPORTE PARA IDOSOS
Atividade teórico-prática que tem como objetivo apresentar os conteúdos da Educação Física pelo olhar da Pedagogia do Esporte.
Com as educadoras de atividades físico esportivas do Sesc, Raquel de Melo Martins, Doutora pela Universidade Estadual de Londrina com ênfase em Atividade Física e Envelhecimento e Sayuri Shihonmatsu, Graduada em Educação Física e Esportes e Especialização em Atividade Física Adaptada pela Universidade Estadual de Campinas.
Dia 17. Quinta, 16h15 e 17h30
Ginásio | 200 lugares

ENVELHECIMENTO E PARTICIPAÇÃO SOCIAL
Atividade que irá debater sobre as questões do tema envolvendo diversidade, meio ambiente e suas relações.
Com Aline Praxedes, Bióloga e Educadora Ambiental no Instituto Flora Vida, na cidade de
Botucatu.
Dia 17. Quinta, 16h15 e 17h30
Teatro | 200 lugares

PREVENÇÃO DE QUEDAS - HISTÓRICO DAS CAMPANHAS
Irá apresentar o histórico, os desafios e as conquistas da Campanha de Prevenção de Quedas. Esta campanha faz parte do Programa Trabalho Social com Idosos, desenvolvido pela Gerência de Estudos e Programas Sociais (GEPROS) do Sesc São Paulo.
Com Gustavo Nogueira, Graduado em Educação Física e Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas, Assistente Técnico da Gerência de Estudos e Programas Sociais do Sesc-SP.

Dia 18. Sexta, 9h
Ginásio | 400 lugares

TECNOLOGIA NO ENVELHECIMENTO
A palestra irá apresentar os conhecimentos desenvolvidos quanto à tecnologia e a relação com o público idoso.
Com Ana Francisca Rozin Kleiner, Doutora em Educação Física (Biomecânica) pela Universidade Estadual de Campinas. Trabalhou como Assistente de Pesquisa no Dipartimento di Elettronica, Informazione e Bioingegneria da POLIMI - Politecnico di Milano. 

Dia 18. Sexta, 10h
Ginásio | 400 lugares

ATIVIDADE FÍSICA EM MEIO AQUÁTICO
A proposta dessa prática é explorar as possibilidades de melhoria do condicionamento físico em diferentes fases da vida.
Com Bettina Ried, Licenciada e Mestre em Educação Física pela Universidade de São Paulo e doutora pela Universidade São Judas, vice-diretora e docente na Escola Superior de Educação Física de Jundiaí (ESEF).

Dia 18. Sexta, 11h30
Piscina Coberta | 50 lugares | Necessário uso de traje de banho

OLHAR PARA OS CUIDADORES DE IDOSOS
A palestra buscará apresentar reflexões sobre os cuidadores de idosos e suas práticas, como o papel exercido por esse profissional precisa também de cuidados e atenção. 
Com Naira Dutra Lemos, Mestre e Doutora em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo, Coordenadora do Programa de Assistência Domiciliar ao Idoso e o Ambulatório para Cuidadores (DIGG/UNIFESP).

Dia 18. Sexta, 11h30
Teatro | 200 lugares

DANÇA CIRCULAR
Essa atividade tem o objetivo de trabalhar a socialização e interação entre as gerações por meio da dança, que proporciona o desenvolvimento da coordenação motora e ritmo corporal. 
Com Tatiana M. Capuzo Tiziano, Educadora do Sesc e Graduada em Educação Física pelas Faculdades Metropolitanas Unidas e Pós-graduada em Aprendizagem Desenvolvimento e Controle Motor pela Gama Filho, focalizadora de Danças Circulares desde 2002.
Dia 18. Sexta, 15h e 16h30
Ginásio | 200 lugares

TREINAMENTO DE FORÇA E POTÊNCIA
A atividade teórico-prática tem como objetivo apresentar as práticas quanto ao treinamento de força e potência no envelhecimento.
Com Lilian França Wallerstein, bacharel em Educação Física e Mestre em Ciências na área de Biodinâmica do Movimento pela Universidade de São Paulo. Docente dos cursos de graduação e licenciatura em Educação Física e Fisioterapia da Universidade Paulista (UNIP).

Dia 18. Sexta, 15h e 16h30
Teatro | 200 lugares


Você pode acessar a versão digital do programa do Seminário aqui.

[arte: Luciano Domingos]

Esporte e Atividade Física

Seminário sobre Envelhecimento: Atividade Física e Cognição 16

Essa atividade aconteceu de 16/10/2019 a 18/10/2019
no Sesc Jundiaí.

Mas nossa programação não para!
Quer fazer uma nova busca?
Clique em Programação e fique por dentro de tudo o que está acontecendo nas Unidades do Sesc em São Paulo