Sesc SP

Esta atividade faz parte da

Do 13 ao 20 (Re)Existência do Povo Negro - Por meio de diálogos e ações reflexivas, busca o fortalecimento e o reconhecimento das lutas, conquistas, manifestações da população negra. saiba mais

Danielle Almeida 2019-08-13-18-35-46

No último encontro da série Diálogos do Feminismo Negro, a palavra escrita divide lugar com a palavra cantada onde as obras discutidas ao longo dos cinco encontros serão rememoradas por e entre canções do repertório popular latino-americano interpretadas por Danielle Almeida.

De junho a novembro a série  trouxe ao público vozes de mulheres de África e da diáspora contando o mundo por meio da Literatura. A diversidade de identidades e experiências das mulheres negras foram trazidas à luz das reflexões e debates foram suscitados a partir das obras de tempos, lugares e contextos diferentes. Mulheres negras autoras sendo lidas e discutidas por outras mulheres negras, a cada "Diálogo do Feminismo Negro", encontros de vivências foram construindo outras narrativas, aproximando e formando público. Ao total 10 obras de 10 autoras foram apresentadas e como ponto de convergência dessa coleção está a música que assume um papel importante na construção das personagens e do próprio veio literário, sendo assim, no último encontro a  canção, poesia, prosa, diálogos ressaltando o poder da Palavra e a  função vital da oralidade na construção das identidades afro-diaspóricas e como arma de luta e existência das mulheres negras em todos os tempo.

Danielle Almeida é cantora artivista antirracista e pela vida das mulheres; mestre em Ciências da Educação pela Universidad de Monterrey (México); especializada em História da África e dos Afro-brasileiros pela UFMG/Casa das Áfricas; licenciada em Música com habilitação em Canto pela UFPEL (RS). Desde 2002, orienta seus estudos nas áreas de música e manifestações culturais negras na América Latina, educação antirracista e estéticas negras no canto afro-diaspórico. Atualmente é consultora da Thousand Currents para temas relativos às Comunidades afrodescendentes na América Latina (CAAL); colunista da Revista Latino-americana D'Cimarron; educadora no Museu Afro Brasil e integrante da rede latino-americana e caribenha Coalisión de Mujeres Negras Feministas.

Acesso livre, sujeito à lotação do espaço.

Local: Praça (Térreo)

(Foto: Divulgação)

Ações para a Cidadania

Diálogos do Feminismo Negro: As Palavras Cantadas Com Danielle Almeida 14

Essa atividade aconteceu em 21/11/2019 no Sesc Avenida Paulista.

Mas nossa programação não para!
Quer fazer uma nova busca?
Clique em Programação e fique por dentro de tudo o que está acontecendo nas Unidades do Sesc em São Paulo