Sesc SP

Esta atividade faz parte da

Conversas na Praça: o urbanismo de Jorge Wilheim - Exposição em homenagem ao arquiteto, urbanista e gestor público Jorge Wilheim saiba mais

aulas-abertas-escola-cidade-conversas-na-praca-anhe

Conjunto de atividades com o objetivo de abordar temáticas que estão na pauta de discussões no cenário atual da cidade, relembrando a contribuição de Jorge Wilheim para esses assuntos. Neste bate-papo, o tema será a mobilidade urbana e os desafios de transitar pela cidade. 

Silvana Cambiaghi é graduada pela FAU/USP, mestre em Desenho Universal pela FAU/USP; funcionária efetiva desde 1987 na Prefeitura de São Paulo. É fundadora da Comissão Permanente de Acessibilidade de São Paulo (CPA), membro do grupo de trabalho da revisão da NBR no 9050 e demais Normas Técnicas de acessibilidade da ABNT. Ganhou o 22º Prêmio Design do Museu da Casa Brasileira em 2008 com a primeira edição do livro, "Desenho Universal: Métodos e Técnicas para arquitetos e Urbanistas" - editora Senac.

Alberto Paranhos é economista urbano, assessor especial do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba. Pós-graduado na Universidade de Paris, Paranhos tem experiência como consultor em projetos de desenvolvimento urbano sustentável, atuou como supervisor no Instituto de Pesquisa Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC), consultor do Banco Mundial e funcionário da ONU-Habitat. Participou da elaboração de planos das metrópoles de Quito (Equador), San Jose (Costa Rica), Belo Horizonte e Florianópolis.

A Ciclocidade é uma associação sem fins lucrativos, que tem como missão contribuir para a construção de uma cidade mais sustentável, baseada na igualdade de acesso a direitos, promovendo a mobilidade e o uso da bicicleta como instrumento de transformação. No formato de uma Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo, a Ciclocidade foi fundada em novembro de 2009, a partir da reunião de dezenas de cidadãos atuantes na defesa da mobilidade por bicicletas, que perceberam a necessidade de uma entidade representativa para ampliar o alcance de suas ações individuais.

Jorge Bassani possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Braz Cubas (1982), mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1999) e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é docente - rdidp da Universidade de São Paulo, alocado na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Departamento de História da Arquitetura e Estética do Projeto. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em História da Cidade e do Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: arte e cidade, arte urbana, a cidade contemporânea, arte e ambiente e arquitetura e cultura. Desde 1980 tem desenvolvido trabalhos na área de Arte & Cidade, autor de esculturas e intervenções temporárias, principalmente em São Paulo.
 

Local: Convivência (térreo).

Foto: Danilo Cava

Artes Visuais

Como Você se Desloca pela Cidade? Com Silvana Cambiaghi, Ciclocidade, Alberto Paranhos. Mediação: Jorge Bassani 16

Sesc Consolação ver no mapa compartilhar

25/11

SEG
19H30 ÀS 21H30
  • Grátis