Sesc SP

Esta atividade faz parte da

Nós: Criação, Trabalho e Cidadania - Mostra de iniciativas sociais voltadas à inclusão produtiva, geração de renda e desenvolvimento comunitário saiba mais

Empreendedorismo social na gastronomia Foto P

Além de democratizar a circulação e o acesso à comida saudável e saborosa, os empreendimentos culinários nas periferias fortalecem a economia local como um todo, ao valorizar e impulsionar a renda de uma cadeia que inclui de agricultores a cozinheiros e gestores. Com Sara Barbosa, Rafita Soldan e Bel Coelho.

Sara Barbosa (Gastronomia Periférica)
Sara é graduada em Tecnologia da Gastronomia pelo Centro de Ensino Superior de Maringá. Trabalhou entre 2009 e 2010 em cozinha de restaurante e eventos além de atuar como instrutora de cursos livres no Senac PR. Em 2011, no Rio de Janeiro, ingressou como docente dos cursos da área de gastronomia e hospitalidade, ministrando disciplinas práticas e teóricas, onde permaneceu até 2018. Em 2019, em São Paulo passou a integrar, como educadora, e equipe do projeto Gastronomia Periférica ministrando aulas sobre história, cultura e discurso na gastronomia e seu percurso no cotidiano da periferia com atividades que incluem aulas teóricas, elaboração coletiva de um manifesto em defesa da cozinha periférica, grupo de leitura e mapeamento dos aspectos gastronômicos relevantes no bairro de Capão Redondo, onde o projeto está instalado. Possui especialização em Jornalismo Cultural pela FCS-UERJ e cursa especialização em Cultura Material e Consumo: Perspectivas Semiopsicanalíticas, pela ECA-USP.

Rafita Soldan (Du local)
A Du Local gera impacto positivo em todas as etapas da cadeia de consumo - do campo à mesa. Acredita-se que toda comida deveria vir de uma produção orgânica que gera impacto ambiental positivo e remunera de forma justa quem produz. Há o fortalecimento de comunidades a partir da formação de cozinheiras para preparar pratos gastronômicos com produtos da agricultura familiar.

Bel Coelho (chef do Clandestino)
Chef do Clandestino e apresentadora do Receita de Viagem (TLC Discovery), Bel descobriu cedo sua vocação. De uma família de apreciadores da gastronomia, tem em sua memória afetiva uma forte ligação com a cozinha e seus sabores. Formada nos Estados Unidos, trabalhou com grandes chefs em alguns dos mais importantes restaurantes do mundo. À frente do programa de TV, percorreu mais de 35 cidades brasileiras, aprofundando sua pesquisa e explorando, com um outro olhar, a autêntica cozinha do Brasil e toda a sua riqueza de ingredientes, personagens, costumes e histórias.

Mediação de Fábio Vasconcelos (gerente adjunto da Gerência de Educação para a Sustentabilidade e Cidadania do Sesc SP).

Foto: Paula Dib

Ações para a Cidadania

Empreendedorismo Social na Gastronomia Com Sara Barbosa, Rafita Soldan e Bel Coelho L

Essa atividade aconteceu em 09/11/2019 no Sesc Campo Limpo.

Mas nossa programação não para!
Quer fazer uma nova busca?
Clique em Programação e fique por dentro de tudo o que está acontecendo nas Unidades do Sesc em São Paulo