Sesc SP

Esta atividade faz parte da

Nós: Criação, Trabalho e Cidadania - Mostra de iniciativas sociais voltadas à inclusão produtiva, geração de renda e desenvolvimento comunitário saiba mais

cidadania-nos-Iniciativas-economia-solidaria-locais

Bate-papo sobre iniciativas de economia solidária e comércio justo com o Armazém do Campo e iniciativas sociais Clube de Mães do Brasil e o trabalho de oficinas de geração de renda oferecido pelo Centro de Referência e Defesa da Diversidade para a população em situação vulnerável LGBT. Ação Socioeducativa com o Clube das Mães do Brasil. 

Paulo Barroso é educador social e professor do CRD na Oficina de Português & Letramento voltada para o público LGBT em situação de vulnerabilidade social. Formado em Letras, mestre em Linguística e pesquisador do Grupo de Estudos sobre Itinerário de Formação em Educação e Cultura – GEIFEC da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo – FEUSP.

Maria Eulina Hilsenbeck conhece, e bem, cada uma das ruas do Centro de São Paulo, de onde tirou a lição do que é ser uma voluntária. Aos 20 anos, abandonou a sua cidade natal, São José dos Basílios, interior do Maranhão, terra onde nasceu e tornou-se normalista. Como todos os jovens do norte e nordeste, na expectativa de uma vida diferente, veio à São Paulo e, por não estar preparada para a vida em uma cidade grande e não ter tido nenhum tipo de apoio, acabou morando nas ruas por 1 ano e 7 meses. Por quase dois anos, o endereço foi o mesmo: Parque Dom Pedro. Por diversos anos Maria Eulina trabalhou como voluntária em diversas regiões carente na grande São Paulo. Em 1993, fundou a Oficina Profissionalizante Clube de Mães do Brasil, uma ONG para cuidar de pessoas que se encontravam nas ruas e queriam uma oportunidade para se erguer novamente, não somente pela comida e moradia, mas com cursos profissionalizantes.

O Armazém do Campo é um espaço idealizado para a comercialização de alimentos originários da reforma agrária popular, firmar parcerias que fortaleçam agricultores familiares, assentados e cooperativas e oferecer produtos orgânicos e espaços para debates sociais. A loja foi criada pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).


Local: Hall da Bilheteria do Teatro Anchieta.

Foto: Paulo Barroso/Márcia Minilho/MST-RJ (montagem)

Ações para a Cidadania

Bate-bapo Iniciativas de Economia Solidária Locais Com Centro de Referência e Defesa da Diversidade, Clube das Mães do Brasil e Armazém do Campo L

Essa atividade aconteceu em 13/11/2019 no Sesc Consolação.

Mas nossa programação não para!
Quer fazer uma nova busca?
Clique em Programação e fique por dentro de tudo o que está acontecendo nas Unidades do Sesc em São Paulo