Sesc SP

Lais Domingues Creditos Thanina Godinho

Atividades que têm por objetivo ativar e complementar as ações do projeto educativo da exposição EntreMeadas. Essas oficinas artísticas e ações poéticas terão como referência as obras e as mulheres artesãs que estão apresentadas na montagem. Dentre as atividades que serão desenvolvidas no espaço, estão: oficina para o desenvolvimento de bordados coletivos; construção de tessituras em mini tear de papelão; construção de tramas espaciais; oficina de fotografia bordada; oficina de tapeçaria com restos de retalhos de tecido, dentre outras.

Programação
10/11: Construção de tessituras em mini tear de papelão
Em homenagem a artista, artesã e educadora Lucinda Bento, os participantes criarão tessituras experimentais em mini tear de papelão, com fios diversos.

17/11: Construção de Trama Espacial
Reflexão sobre o fio e suas infinitas possibilidades, tramas tridimensionais e o espaço que ocupamos.

24/11: Oficina de Arpilleras - Bordado e resistência
Baseado no coletivo de mulheres Piradas no Ponto, a oficina de Arpilleras (técnica chilena de tapeçaria) irá alinhavar o bordado enquanto linguagem de resistência e denúncia, passando por temas como a desvalorização do artesanato, tragédias ambientais, etc.

01/12: Oficina de fotografia bordada
Como criar e expressar sentimentos que não podem ser fotografados?
A facilitadora e artista visual irá ajudar os participantes a responder essa pergunta com as mãos, despertando o imaginário de cada aluno(a).

08/12: Experimentações com crochê
Experimentações em crochê homenageando a Cooperativa Lili integrada por 30 detentas e ex-detendas. Durante a experimentação será criado um trabalho em comum resultado de uma reflexão sobre encarceramento em massa e suas possíveis consequências.

15/12: Refletindo sobre padrões e bordados
Oficina baseada no trabalho do Coletivo Ybyatã onde serão desenvolvidos padrões bordados inspirados na técnica Sashiko.

22/12: Quais são as nossas redes?
Construção coletiva de rede com trama têxtil experimental em homenagem as Mulheres Artesãs da Enseada da Baleia e reflexão sobre  o crime ambiental no litoral brasileiro.

Laís Domingues é artista visual e produtora cultural formada em Gestão Cultural pela Universidad de Avellaneda (Buenos Aires - Argentina). Criou o projeto "Bordando o Feminino" e com ele desenvolveu um intercâmbio cultural no agreste de Pernambuco com mulheres bordadeiras da AMAP (Associação de Mulheres Artesãs de Passira). Pesquisa o bordado, a fotografia e o feminino e desenvolve oficinas sobre a temática em Recife e São Paulo em diferentes instituições. 

Entrega de senhas no local com 30 minutos de antecedência.

Local: Hall dos Elevadores

(Foto: Thanina Godinho)

Artes Visuais

Experimentações têxteis: oficinas artísticas e ações poéticas Com Laís Domingues - Exposição EntreMeadas 10

Sesc Vila Mariana ver no mapa compartilhar

15/12

DOM
11H ÀS 18H
  • Grátis

22/12

DOM
11H ÀS 18H
  • Grátis