Sesc SP

IMG 8645

O Encontro busca promover um olhar diferenciado sobre as lutas e artes marciais em suas dimensões éticas, estéticas, físicas e sociais, respeitando suas tradições e identidades e valorizando o desenvolvimento da cidadania e do respeito a partir dos valores pedagógicos e científicos fundamentais para se pensar a sociedade atual, promovendo reflexões e vivências práticas significativas.

Vivência
Capoeira
Abordada enquanto manifestação cultural afrobrasileira que une na sua linguagem corporal elementos da dança e do jogo. Símbolo de resistência e expressão da corporalidade, a capoeira vai além de uma performance física de combate e defesa, resguarda segredos, códigos e memórias da historicidade e ancestralidade. Com Mestre Vaguinho e Natalia Puke.
Dia 28, quinta, 14h.
Ginásio. Grátis. Livre.

Palestra
Ética, estética e a cultura da paz
Com Diogo Silva, atleta medalhista de Taekwondo e Luiz Gustavo Rufino, professor e pesquisador. Por meio da visão dos convidados sobre o assunto, busca a compreensão do fenômeno das lutas e artes marciais e seu envolvimento com os valores humanos e condutas éticas necessárias para se pensar a líquida modernidade atual.
Dia 28, quinta, 19h.
Teatro. Grátis. Livre.
Retirada de ingressos com 1h de antecedência.

Aula aberta
Kung Fu
Arte marcial chinesa de origem milenar. Seus movimentos baseiam-se nos elementos da natureza bem como nos animais. Existem centenas de estilos sistematizados de Kung Fu em todo o mundo e sua prática pode ser realizada por simulações de lutas ou rotinas (formas) que apresentam as técnicas desta arte marcial. Atualmente, este esporte é praticado como uma forma de manutenção do equilíbrio entre corpo e mente, por diferentes idades, e também por oferecer a possibilidade de uma prática inclusiva. Com Helio Mamoru Yoshida, educador do Sesc.
Dia 29, sexta, 14h.
Ginásio. Grátis. Livre.

Aula aberta
Esgrima
Utiliza-se de um florete, sabre ou espada para ataque, defesa e contra-ataque. A esgrima é considerada um estilo de vida e uma maneira de buscar auto-superação física e mental.  Com Ricardo José Delphino Salles.
Dia 29, sexta, 19h.
Ginásio. Grátis. Livre.

Aula aberta
Jiu-Jitsu
Com raízes no Japão, a modalidade foi composta para designar técnicas de combate que envolvem a utilização de armas pequenas e técnicas desarmadas. O jiu-jitsu brasileiro desenvolveu-se a partir do Judô (na época ainda se chamava "Kano Jiu-Jitsu") pela Família Gracie, e que foca no Ne waza (luta de chão). Com Diogo Almeida, atleta.
Dia 30, sábado, 10h às 12h30.
Ginásio. Grátis. Livre.

Aula aberta
Sumô
Esporte de luta de contato, originado no Japão, no qual um rikishi (lutador) tenta forçar outro lutador para fora de um ringue circular (dohyo) ou tocar o solo com qualquer parte do corpo que não as solas dos pés. Com Luciana Watanabe.
Dia 30, sábado, 14h.
Sala de Expressão Corporal. Grátis. Livre.

Festival de Aikido
Arte marcial criada por Morihei Ueshiba, por volta de 1960, no Japão, Aikidô significa A arte do amor ou o Caminho da Paz. Diferente das outras artes marciais, esta não é competitiva, mas sim colaborativa: não há vencedor nem derrotado, todos que treinam crescem juntos e seguem o mesmo Dô (Caminho), em direção à paz.
Dia 1/12, domingo, 9h.
Ginásio. Grátis. Livre.

Festival de Jogos de Lutas
Utilizando de movimentos de diversas modalidades de lutas, por ações de ataque e defesa, os participantes participarão de uma vivência lúdica utilizando a competição saudável como instrumento para a prática esportiva.
Dia 1/12, domingo, 14h.
Praça. Grátis. Livre.

(Foto: Divulgação)

Esporte e Atividade Física

Encontro de Lutas L

Essa atividade aconteceu de 28/11/2019 a 01/12/2019
no Sesc Piracicaba.

Mas nossa programação não para!
Quer fazer uma nova busca?
Clique em Programação e fique por dentro de tudo o que está acontecendo nas Unidades do Sesc em São Paulo