Sesc SP

Corpo e Território

Bate-papo com Reyna Cruz Lopez, do povo indígena Chontal, do interior do Estado de Oaxaca, no sul do México, sobre saúde integral e da mulher, englobando seu vasto repertório de saberes tradicionais indígenas. A conversa será em espanhol. 

Reyna Cruz Lopez tem 64 anos e é indígena do povo Chontal. Desde jovem se dedica à medicina tradicional e à realização de partos em sua comunidade, nas montanhas de Oaxaca. Após se aproximar da Teologia da Libertação, ainda nos anos 1980, Reyna começa a atuar politicamente no contexto da luta indígena mexicana, defendendo desde então a saúde integral Chontal e a proteção dos territórios comunitários. Foi nomeada delegada do Congresso Nacional Indígena (CNI) no ano de 2017, acompanhando nesse mesmo ano, ao lado de Marichuy, a caravana em defesa da candidatura do Conselho Indígena de Governo (CIG).

Fábio Alkmin é doutorando no programa de pós-graduação em Geografia Humana na Universidade de São Paulo. Possui bacharelado e licenciatura na área de Geografia (USP) e mestrado na área de Geografia Humana (USP), com ênfase em América Latina, movimentos indígenas e autonomias territoriais. É autor do livro "Por uma geografia da autonomia: a experiência territorial zapatista em Chiapas, México" (Ed. Humanitas).

Vagas limitadas. Retirada de ingressos 30 minutos antes, no local.

Local: Tecnologias e Artes (4º andar)

(Foto: Divulgação)

Ações para a Cidadania

Corpo e Território: Saúde Integral Indígena em Oaxaca (México) Com Reyna Cruz Lopez e Mediação de Fábio Alkmin L

Essa atividade aconteceu em 10/12/2019 no Sesc Avenida Paulista.

Mas nossa programação não para!
Quer fazer uma nova busca?
Clique em Programação e fique por dentro de tudo o que está acontecendo nas Unidades do Sesc em São Paulo