Sesc SP

Esta atividade faz parte da

Semana Modos de Acessar - Discute a acessibilidade atitudinal e a sua importância para o pleno exercício da cidadania das pessoas com deficiência saiba mais

Libras

O curso pretende introduzir os participantes ouvintes à Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e às modalidades diferenciadas para a comunicação visual-espacial; criar oportunidades para a prática de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e desenvolver competências que favoreçam toda a comunicação básica inicial com surdos em Libras.

O curso coloca em discussão a importância do aprendizado da Língua Brasileira de Sinais e sua modalidade gestual/ visual promovendo o estreitamento entre o universo da pessoa surda e ouvinte, trazendo ao participante a conscientização do seu papel na inclusão social de todos.

Os estudos serão direcionados a Educação Básica com enfoque nos cinco parâmetros: (Configuração das Mãos - CM; Ponto de Articulação - PA; Movimento - M; Orientação ou Direcionalidade - O/D; Expressão Facial e Corporal -EF/C) e vocabulário para a compreensão e interpretação de sinais básicos da LIBRAS dentro do cotidiano de trabalho.

CRONOGRAMA
Dia 1 - Apresentação do curso, objetivos, conteúdo programático, bibliografia para referencias futuras. Conceitos introdutórios, mundo dos surdos e terminologias. Alfabeto e números
Dia 2 - Cumprimentos, calendário (semana e meses) e objetos pessoais.
Dia 3 -  Família, ambiente de trabalho e sentimentos.
Dia 4 - Antônimos, Verbos e implante coclear.
Dia 5 - Música em Libras
Dia 6 - Apresentações e Finalização

Sabrina Caires - Pós-Graduada em Libras (Língua brasileira de sinais) pela Universidade Santo Amaro. Tema de pesquisa "O teatro como forma de auxiliar o surdo na inclusão cultural", especialista em atividades para deficientes e dança em cadeira de rodas pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Interprete de Libras há 10 anos tendo entre os principais trabalhos: SESC Jundiaí contações de Historia com Kiara Terra, Cínica Cia de Teatro, Cia do Mar e Cia Bisclof , Luarnoar, Programação Especial América Latina Maria Sol Produção, Coletivo de Dança Aqui tem Dono -Interprete do espetáculo Fridas em Cena entre outros. Leciona na Faculdade Paulista de Artes, FAPSS e na Faculdade Mozarteum, diretora da Cia Arte Raiz que viabiliza atividades com proposta de abordar o universo das manifestações culturais, com ênfase nas relações humanas, identidade, inclusão e resistência, diretora do espetáculo "O resto é silencio", espetáculo bilíngues (Português e Libras).

Wesley Leal - Graduado Licenciatura em Artes com habilitação em teatro pela Faculdade Paulista de Artes e técnico em Arte dramática pelo Senac Lapa Scipião. Interprete de Libras há 03 anos tendo entre os principais trabalhos: Interprete fixo das janelas acessíveis da rede Bandeirantes de televisão, Interprete de Libras na Cia Chavoeiro, Cia Luarnoar e professor pela Educalibras em SP.Autor do Livro "Dança Teatro e a Libras" pela Editora Giostri e autor do espetáculo bilíngue " O resto é Silêncio". Atualmente em cartaz no espetáculo "Os mistérios da Floresta" no teatro Alfa

Vinicius Barbudo - Professor surdo graduando em Pedagogia, Pro-Libras pela Universidade Federal de Santa Catarina-USFC, desenvolveu trabalho de instrutor/professor de Libras pela Prefeitura de Guarulhos, Instituto SELI e pela diretoria de Ensino da região de Itapecerica da Serra. Contou histórias com o grupo Mãos de Fada e participou do curso de Palhaçaria e Libras pela Escola de teatro SP.  

Local: Auditório

Foto: Divulgação

Ações para a Cidadania

Curso Básico de LIBRAS Com Sabrina Caires, Wesley Leal e Vinicius Barbudo L

Sesc Ipiranga ver no mapa compartilhar

03/12 a 12/12

TER, QUA, QUI
15H ÀS 17H
  • Grátis