Sesc SP

Esta atividade faz parte da

Sesc Verão 2020 - Em 2020, o clima Olímpico chega antes às unidades do Sesc. Diversas modalidades olímpicas e paralímpicas para conhecer e praticar saiba mais

bate papo ciclismo

Apesar de serem recentes os avanços nas políticas públicas que apontam para caminhos de ciclomobilidade em São Paulo, a cultura da bicicleta tem raízes fortes e antigas na cidade. A atuação de entidades e coletivos de ciclistas têm uma grande influência no processo de expansão da estrutura cicloviária e na difusão da cultura do pedalar.

Esse debate discutirá e apresentará o passado, o presente e o futuro do cicloativismo em São Paulo, que é o ativismo político voltado ao uso da bicicleta como meio de transporte (ciclismo utilitário) nas cidades, reivindicando direitos dos ciclistas e sua segurança nas vias públicas, pressionando autoridades para garantirem tais direitos.

Renata Falzoni é jornalista, arquiteta, fotógrafa, videorrepórter, bike repórter e cicloativista. Foi pioneira na valorização do uso da bicicleta no Brasil, tendo sido uma das fundadoras do Night Biker's Club do Brasil no ano de 1989. Atualmente dirige o portal Bike é Legal.

Leticia Lindenberg Lemos é mestre e doutoranda pela FAU-USP, na área de concentração Planejamento Urbano e Regional. Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2002), MBA em Gestão Estratégica e Econômica em Projetos (2008) pela FGV-SP (Fundação Getúlio Vargas de São Paulo) e especialização em Mobilidade Sustentável em Países em Desenvolvimento (2012) pela UNITAR (United Nations Institute for Training and Research).

Jonadabe Ferreira é formado em Educação Física e Administração de Empresas, funcionário do Sesc SP desde 1990, atuando profissionalmente nas áreas Técnicas da Programação e Gestão Administrativa da Instituição. Apaixonado, incentivador, praticante e um dos fundadores e realizadores de atividades regulares e eventos especiais do Clube do Pedal, no final dos anos 1990, na unidade do Sesc Ipiranga.

Aline Cavalcante é jornalista, nordestina, mãe e atua na promoção da bicicleta desde que se mudou para São Paulo em 2008. Atualmente é diretora de Participação Pública na Ciclocidade e Conselheira Regional Sudeste na UCB - União dos Ciclistas do Brasil. Acabou de ser eleita Conselheira Participativa Municipal pelo distrito do Butantã, zona oeste de SP.

Local: Praça (Térreo)

(Foto: Divulgação)

Esporte e Atividade Física

Bate-Papo: Cicloativismo e Cidade Com Renata Falzoni, Leticia Lemos e Jonadabe Ferreira | Mediação: Aline Cavalcante L

Essa atividade aconteceu em 29/01/2020 no Sesc Avenida Paulista.

Mas nossa programação não para!
Quer fazer uma nova busca?
Clique em Programação e fique por dentro de tudo o que está acontecendo nas Unidades do Sesc em São Paulo