Sesc SP

Esta atividade faz parte da

Bibliolab - Atividades e experimentações de Livro, Leitura e Escrita que atravessam os campos da arte e tecnologia saiba mais

01.2020%20-%20Literatura%20-%20A%20personagem%20e%2.jpg

Dividido em oito encontros, com duração total de dois meses, este curso, realizado em aulas abertas pelo premiado escritor Paulo Scott, ensina as técnicas relacionadas à escrita criativa de narrativas de ficção, com ênfase nos diálogos e na construção das personagens.

Serão oportunizadas atividades práticas, por meio das quais os alunos terão a chance de confrontar o seu próprio processo de escrita. Os textos produzidos, como exercícios, pelos alunos serão analisados pelo ministrante e debatidos pelos demais alunos da turma. O autor analisará, ao final do curso, um conto de cada participante. O retorno dos projetos de publicação será individual, por e-mail.

1º ENCONTRO - Vocês. Autor e narrador. Autor e personagens. Autor, persona, narrador. Autor, persona, personagem. Personagem que desperte paixão. Personagens planas versus personagens redondas. A pesquisa e os problemas da pesquisa. Autor e mensagem.

2º ENCONTRO - O outro. Interpretar o outro, construir o outro, chegar ao outro. O outro em mim. O outro na ordem, no caos, na violência. Juízes. Monstros. A importância da constante releitura. A desconfiança do olhar criador.

3º ENCONTRO - A trama. A história que somente aquele autor possa dar. A verdade do livro. As regras e as quebras das regras. Personagem e conflito. O jogo da contradição. O jogo da redenção. O problema da autoficção.

4º ENCONTRO - Tempo e espaço. A solidão no espaço. A solidão no tempo. Tempo e espaço como personagem. Determinismo. O espaço-deus. O espaço como personagem. A personagem como ambiente. Todas as dimensões do cenário ficcional e o impacto possível na fala da personagem. O tempo psicológico. Personagem na descrição.

5º ENCONTRO - A personagem e o seu arco dentro da narrativa. A escolha da jornada: o menos que pode ser mais. A singularidade da busca. A possibilidade da fuga. O problema da empatia. A personagem fragmentada. O desejo que move o todo ao redor. O desejo que paralisa. A grande fantasia. A dúvida. Protagonismo. Antagonismo. Onde não está o brasileiro. O regional. A armadilha da aldeia.

6º ENCONTRO - A fala. O lugar de fala. A coloquialidade e a sensação de falsidade. A fala coerente. O som e o ritmo. Expansão da fala. O comedimento da fala. O carisma na fala. O heroísmo. O discurso direto e o discurso indireto.

7º ENCONTRO - O início da história. A estrutura. O que pode dar errado. O que precisa dar errado. O problema da tensão. O problema do respiro. A personagem relevante e a sua imediata identificação. Protagonismo ausente. Protagonismo odiável. Protagonismo e redenção. Protagonismo e perdição. Política e sociedade.

8º ENCONTRO - O fim da história. O que restará depois da história. Personagem que fica. Personagem que morre. Personagem no espelho do leitor. Personagem no espelho quebrado. A história oculta. Os limites da história. Os limites da linguagem. O livro que pede releitura.

Paulo Scott, autor de seis livros de poesia - entre eles, o"Mesmo sem dinheiro comprei um esqueite novo" (São Paulo: Companhia das Letras, 2014), livro vencedor do Prêmio da APCA - Associação Paulista dos Críticos de Arte 2014 - e seis de prosa - dentre eles o livro de contos "Ainda orangotangos", publicado originalmente pela Editora Livros do Mal e republicado pela editora Bertrand Brasil, adaptado para o cinema pelo diretor Gustavo Spolidoro, longa-metragem vencedor do 13º Festival de Cinema de Milão, e os romances "Habitante irreal" (Rio de Janeiro: Alfaguara, 2011, livro vencedor do Prêmio Machado de Assis 2012, da Fundação Biblioteca Nacional, lançado também na Alemanha, Portugal, Inglaterra e Estados Unidos, "O ano em que vivo de literatura" (Rio de Janeiro: Editora Foz, 2015), livro vencedor do Prêmio Açorianos de Literatura 2016, e "Marrom e Amarelo" (São Paulo: Alfaguara, Grupo Companhia das Letras, 2019), no qual aborda as perversidades do racismo e do colorismo no Brasil. Colabora com a imprensa cultural no Brasil e no exterior. 

Acesso livre, sujeito à lotação do espaço.

Local: Biblioteca (15° andar)

(Foto: Divulgação)

Literatura

A Personagem e sua Fala na Narrativa de Ficção do Século XXI Com o Escritor Paulo Scott L

Sesc Avenida Paulista ver no mapa compartilhar

15/01 a 11/03

QUA
19H ÀS 21H30*
  • Grátis

*Exceto dia 26/2