Sesc SP

21

Para dar resposta exata ao ponteado do Machete do violeiro Aurino somente Dona Nicinha que sabe no corpo o segredo do Samba do Recôncavo Baiano. O Sesc 24 de Maio recebe um dos mais expressivos Mestres do ponteado da Viola Machete e uma Matriarca do Samba do Recôncavo Baiano para um Samba de Roda junto ao grupo Garoa do Recôncavo, entremeado de uma boa prosa.

Dona Nicinha é uma das maiores referências do Samba do Recôncavo Baiano. Aos 70 anos é cheia de segredos dentro da arte em que se criou. Nascida em Santo Amaro da Purificação e criada em meio à riqueza que brota às margens do Rio Subaé é uma das fontes inspiradoras da família Veloso e fonte inesgotável da sabedoria popular.

Seu Aurino é um desses violeiros misteriosos que pertencem a uma geração respeitosa de sambadores. Reside em Maracangalha e conhece afinações da Viola Machete pouco executadas nos dias atuais e conta que o Samba é herança familiar.

Garoa do Recôncavo é um movimento de Samba de Roda, parte da herança de Mestre Ananias em São Paulo. Mantém as antigas formações do Samba no Recôncavo da Bahia, preservando a Viola Machete e suas afinações, as técnicas vocais, a dança e a formação da Roda. Sua manutenção social acontece em torno das Festas Populares da Casa Mestre Ananias e envolve, desde crianças até idosa/os.

Local: Ginástica - 10º andar.

(Foto: Elzinha Abreu)

Ações para a Cidadania

Samba de Viola Pisando Miudinho com Dona Nicinha, Seu Aurino e Garoa do Recôncavo L

Essa atividade aconteceu em 08/02/2020 no Sesc 24 de Maio.

Mas nossa programação não para!
Quer fazer uma nova busca?
Clique em Programação e fique por dentro de tudo o que está acontecendo nas Unidades do Sesc em São Paulo