Sesc SP

terraforming

O projeto Imaginantes tem como objetivo tratar de questões contemporâneas da produção e difusão da imagem em movimento, buscando também discutir a forma que se "imagina" hoje em dia. Em seu eixo de apresentações audiovisuais, os coletivos AVXLab e a plataforma Klankvorm trazem quatro apresentações que buscam discutir, dentro de seus respectivos campos de ação, como essas duas temáticas podem se desenrolar enquanto performance.

26/3, 20h - STIRRED MANDALA
Performance luminosa e sonora que surge da pesquisa em andamento da artista Mariska de Groot sobre som óptico, padrões de interferência e movimentos espirais em máquinas e corpos. O padrão de movimento de uma "roda tonal" é projetado no chão, como um tapete de luz que cria o instrumento-superfície da performer, enquanto transdutores luz-para-som se tornam suas ferramentas úteis. A mudança de frequências de luz fazem a projeção aparecer em padrões diferentes em diversas direções, o som segue esta ilusão óptica e o corpo acompanha ou quebra os movimentos circulares.

26/3, 21h - (INTERSTÍCIO) Do Invisível ao Redor
Resultado dos desdobramentos das pesquisas de Lucas Bambozzi e Paulo Beto, esta performance consiste em um diálogo ao vivo envolvendo sintetizadores, geradores e sensores de campos eletromagnéticos, conversores de sinais e técnicas de captação e produção de ruídos sonoros e visuais.

27/3, 20h - Cartografia do Desconhecido
Videoperformance de autoria de Bianca Turner, com participação de Eugênio Lima, que tem como ponto de partida o processo de "descobrimento" produzido a partir do encontro entre dois artistas de gêneros diferentes. Com um dos artistas se utilizando da imagem e outro do som, serão produzidas cartografias audiovisuais utópicas de um descobrimento mútuo, em um diálogo estético de trocas e complementariedade.

27/3, 21h - Terraforming-M
Da autoria do coletivo Rotor, esta apresentação de cinema expandido gira em torno de uma visão abstrata do resultado das diversas etapas envolvidas no abandonar de nosso planeta e na descoberta do vácuo sombrio durante a busca de um novo lar.

Mariska de Groot é artista e performer, com uma pesquisa centrada no fenômeno e na história do som óptico, e se expressa na criação, composição e performances que exploram a conversão da luz em som.

Rotor é um projeto audiovisual experimental da autoria de Joris Strijbos e Eelco Ottenhof. Ambos são fundadores da plataforma Klankvorm, organização holandesa focada na execução e apresentação de arte abstrata experimental e audiovisual, através do fornecimento de uma plataforma para performances audiovisuais ao vivo e apresentações relacionadas através de eventos regulares em vários locais em Roterdã, com turnês internacionais. A meta da Klankvorm é iniciar e patrocinar novos trabalhos e colaborações entre artistas sonoros e artistas visuais que, em conjunto, exploram o domínio do audiovisual.

Lucas Bambozzi é artista multimídia e pesquisador em novos meios. Produz vídeos, instalações, performances audiovisuais e projetos interativos, tendo trabalhos exibidos em  mais de 40 países.

Paulo Beto é músico, compositor e produtor, e trabalha com música eletrônica desde 1989. Líder do projeto Anvil FX, possui uma série de discos lançados e shows no brasil e no exterior além do reconhecido trabalho de estúdio como produtor musical de discos e de trilhas para cinema e TV.

Bianca Turner é artista multimídia, bacharel em 'Design e Prática de Performance' na Central Saint Martins College of Art & Design (2011, Londres, Reino Unido) e Master of Arts em "Cenografia" pela Royal Central School of Speech and Drama (2013, Londres, Reino Unido).

Eugênio Lima é DJ, ator-MC, pesquisador da cultura afro-diásporica e membro fundador do Núcleo Bartolomeu de Depoimentos e da Frente 3 de Fevereiro, diretor e fundador do Coletivo Legítima Defesa e sound designer do coletivo JUANITA.

Vagas limitadas. Retirada de ingressos 30 minutos antes, no térreo.

Local: Praça (Térreo)

(Foto da performance Terraforming-M - diuvlgação)

Tecnologias e Artes

Imaginantes: Performances Audiovisuais Com AVXLab (Brasil) e Klankvorm (Países Baixos) 16

Essa atividade aconteceu de 26/03/2020 a 27/03/2020
no Sesc Avenida Paulista.

Mas nossa programação não para!
Quer fazer uma nova busca?
Clique em Programação e fique por dentro de tudo o que está acontecendo nas Unidades do Sesc em São Paulo