Sesc SP

Portal programação (21)

Curso em oito encontros sobre o brincar livre e o vínculo afetivo nas crianças de 0 à 3 anos.

Cuidar das crianças é muito importante, mas cuidar da família toda é ainda mais especial! Quando nasce uma criança, todas as relações mudam de lugar, os ritmos se alteram, o espaço se reorganiza, é difícil começar ou recomeçar e a insegurança aparece!
Isso acontece porque atualmente vivemos um desafio como famílias. O excesso de informações e escolhas aumentam ainda mais as nossas dúvidas no que diz respeito ao desenvolvimento de nossos filhos: o que está certo e o que está errado? Como podemos garantir o desenvolvimento natural e harmônico de nossas crianças, sem que elas sejam expostas precocemente a um excesso de estímulos que as inserem em uma corrida que nos impulsiona a torcer para que elas sejam sempre vencedoras?

Nessa competição, a infância vem sendo atacada e diminuída a partir da ideia de que devemos acelerar o máximo possível o desenvolvimento, esperando-se que as crianças façam tudo cada vez mais e mais rápido. E, com isso, o estresse na vida delas só aumenta, à medida que elas se esforçam para satisfazer as expectativas das famílias e dos educadores.


O curso terá a duração de 8 encontros com duração aproximadamente de 1 hora, destinado para mulheres ( mãe e cuidadoras)  de crianças entre 0 e 3 anos de idade.

Temas que serão abordados:
- Como o bebê brinca? : Tecendo relações e ampliando o olhar para o brincar nos primeiros anos de vida das crianças 
- Laços seguros: entoando canções de ninar 
- Momentos de cuidado e fortalecimento de vínculo afetivo
- Oficina de boneca estrela

Janú Cristino é educadora há 13 anos. Atua durante muitos anos como professora de crianças de um a três anos de vida e se apaixonou pelos bebês e pelas crianças bem pequenas. Ao longo desses anos atuando com as crianças, observou que as adultas de referência  possuíam dúvidas e inseguranças bastante comuns em relação à educação das crianças. Sendo assim, se especializou em educação de crianças do nascimento aos três anos de vida pelo Instituto Singularidades, em São Paulo, e também começou a atuar diretamente com as famílias, oferecendo rodas de conversa, palestras e workshops que ampliam o olhar sobre o desenvolvimento infantil inspirado pela Abordagem Pikler e pela Pedagogia Waldorf, que contribuem para uma educação mais humana e de respeito ao desenvolvimento natural de cada criança.
Além de orientar famílias, também atua na formação de professores. Atualmente,está em formação pelo Instituto Pikler, em Budapeste, e estuda  pós-graduação em educação infantil Waldorf pela Faculdade Rudolf Steiner, também em São Paulo.

 

Local: Sala de Atividades 4 - Torre A

Quartas-feiras, de 18/03 à 13/05, das 10h30 às 11h30

 

(Foto: Janú Cristino)

 

Ações para a Cidadania

Mães na Roda: brincar para ser, brincar para viver A relação do brincar livre e o vínculo afetivo no desenvolvimento das crianças de 0 à 3 anos ER

Sesc Vila Mariana ver no mapa compartilhar

18/03 a 13/05

QUA
10H30 ÀS 11H30
  • Grátis

À venda nas unidades desde
03/03/2020 09:00