Sesc SP

teste1

Geraldo Filme (1927-1995) já foi Negrinho das Marmitas, Geraldão da Barra Funda e Tio Gê, entre tantas outras alcunhas que marcaram o percurso desse sambista excepcional. Combatendo ao mesmo tempo o apagamento da memória da cidade de São Paulo acelerada pela urbanização, a luta contra o preconceito racial, a criminalização do samba e das manifestações culturais brasileiras por ele resgatadas, foi símbolo de resistência num tempo em que um dos únicos caminhos para ascensão social era a música.

Com seu jeito de trazer a alma embalada pelo samba e outros ritmos, sua música nos transporta para o tempo do samba batido com latão de lixo e caixa de engraxate no extinto Largo da Banana, na Barra Funda, expurgando o drama dos negros, diplomados apenas nas escolas de samba.

Neste lançamento, do Selo Sesc, será apresentada toda a genialidade e a coerência da obra do artista, com um repertório organizado de maneira a mostrar ao público o desenvolvimento da carreira do sambista. Sobem ao palco 9 cantoras das 20 presentes no álbum Tio Gê - O Samba Paulista de Geraldo Filme acompanhadas por um sexteto, sob a direção do maestro Ogair Júnior, para homenagear um dos maiores nomes da história do samba de São Paulo.

Dia 13/3 - Com Alaíde Costa, Amanda Maria, Ellen Oléria e Graça Cunha

Dia 14/3 - Com Áurea Martins, Fabiana Cozza, Luciah Helena e Virgínia Rosa

Participação especial no dois dias da atriz Cleide Queiroz

Textos: Leo Lama
Direção Musical: Ogair Júnior
Direção Geral: Fernando Cardoso

Duração: 1h30

Local: Teatro

[Foto: Divulgação]

saiba mais

Música

Tio Gê - O Samba Paulista de Geraldo Filme Com várias intérpretes (Lançamento Selo Sesc) 12

Essa atividade aconteceu em 14/03/2020 no Sesc Belenzinho.

Mas nossa programação não para!
Quer fazer uma nova busca?
Clique em Programação e fique por dentro de tudo o que está acontecendo nas Unidades do Sesc em São Paulo