Sesc SP

03.2020 - Musica - Samba de Roda Nega

O samba de roda traz referências do culto aos orixás e caboclos, à capoeira e à comida de azeite. "A cultura portuguesa está também presente na manifestação cultural por meio da viola, do pandeiro e da língua utilizada nas canções.

O estilo musical tradicional afro-brasileiro, é tocado por um conjunto de pandeiro, atabaque, berimbau, viola e chocalho, acompanhado principalmente por canto e palmas. A manifestação está dividida em dois grupos característicos: o samba chula e samba corrido. No primeiro, os participantes não sambam enquanto os cantores gritam a chula - uma forma de poesia. A dança só tem início após a declamação, quando uma pessoa por vez samba no meio da roda ao som dos instrumentos e de palmas. Já no samba corrido, todos sambam enquanto dois solistas e o coral se alternam no canto.


Nascida em São Francisco do Conde, no Recôncavo Baiano, Nega Duda teve contato com as diversas manifestações tradicionais da região desde pequena, em especial com o Samba de Roda. Assim como o próprio Samba de Roda, seu aprendizado deu-se dentro de um terrreiro de candomblé (de tradição Angola), e também pelas palmas de sua avó, Dona Buzu.

Local: Praça de Convivência

(Foto: Frida Comunica)

Música

Samba de Roda Nega Duda L

Essa atividade aconteceu em 29/03/2020 no Sesc Bom Retiro.

Mas nossa programação não para!
Quer fazer uma nova busca?
Clique em Programação e fique por dentro de tudo o que está acontecendo nas Unidades do Sesc em São Paulo