Sesc SP

Esta atividade faz parte da

Folia na Avenida - Diversas manifestações festivas espalhadas pelos andares do Sesc Avenida Paulista. saiba mais

02.2020 - Danca - Corpo Bahia - Raque

Pesquisa realizada pelo grupo Água de Menino, orientada e conduzida por Mestre Kenura, na qual o grupo investiga o repertório musical de gêneros baianos - a Puxada de Rede, o Maculelê e o Samba de Roda - e suas corporalidades.

Samba de Roda
22 e 25/2, sábado e terça
O Samba de Roda é uma manifestação tradicional da Bahia, considerada como uma das primeiras expressões e variações do que se configurou como samba nas demais localidades do Brasil. Possui diversas formações e dinâmicas, e no trabalho do grupo, Mestre Kenura apresenta o samba corrido, conhecido também como samba da capital, mais comum na região de Salvador.

Puxada de Rede
23/2, domingo
Especialmente forte na região do recôncavo baiano, Puxada de Rede é definida como um canto e uma dança ligados ao trabalho da pesca. A corporalidade do pescador e a ênfase no canto e nas cantigas de trabalho são os pilares da investigação do grupo.

Maculelê
24/2, segunda
Presente sobretudo na região do recôncavo baiano, o Maculelê é uma expressão musical e coreográfica realizada com bastões, simulando uma luta. Seu contexto narrativo e cênico reconstrói a história da escravidão no Brasil.

Mestre Kenura, nascido em Itabuna (BA), iniciou na capoeira em 1960 e desde então dedica-se à pesquisa e ensino da capoeira angola, regional e seu universo musical, coreográfico e simbólico em que se destacam as manifestações do Samba de Roda, o Maculelê e a Puxada de Rede. Ao longo de sua carreira contribuiu para o fortalecimento, o fomento e a preservação da capoeira e das danças a ela associadas. Fundou em 1990 o grupo Água de Menino que se dedica ao ensino e difusão destas artes por meio de oficinas, workshops, cursos, aulas e apresentações. Em 2018 recebeu o Prêmio de Culturas Populares do MINC.

Local: Praça (térreo)

(Foto: Raquel Catão)

Dança

Corpo Bahia Grupo Água de Menino L

Essa atividade aconteceu de 22/02/2020 a 25/02/2020
no Sesc Avenida Paulista.

Mas nossa programação não para!
Quer fazer uma nova busca?
Clique em Programação e fique por dentro de tudo o que está acontecendo nas Unidades do Sesc em São Paulo