Sesc SP

WhatsApp Image 2020-11-20 at 18.45.36

Com curadoria de Ana Paula Cavalcanti Simioni, a exposição exibe obras realizadas por mulheres e homens artistas que se utilizam do bordado como um meio expressivo contestador de hierarquias estéticas e sociais. O conjunto de obras da mostra, estruturado em torno de dois módulos principais – “Artificando o Bordado” e “Transbordamentos” –, é composto por trabalhos diversos, que variam profundamente em termos de escala, dimensão e técnica; obras que transbordam as hierarquias, os limites a que essa prática foi historicamente confinada. Em cada uma delas, o bordado demonstra sua potência de, ao mesmo tempo, encantar e incomodar, seduzir e conscientizar.  As fronteiras existentes entre arte e artesanato; entre artistas e artesãos, ou entre o artista (no singular masculino) e “as donas de casa prendadas” (no plural, feminino) são propositalmente borradas.
A exposição apresenta trabalhos de mais 30 artistas de diversas gerações, com poéticas e dimensões singulares, como Ana Miguel, Anna Bella Geiger, Arthur Bispo do Rosário, Beth Moysés, Edith Derdyk, Fabio Carvalho, Fernando Marques Penteado, Jucelia da Silva, Karen Dolorez, Leonilson, Letícia Parente, Lia Menna Barreto, Nazareth Pacheco, Pola Fernandez, Rodrigo Mogiz, Rosana Palazyan, Rosana Paulino, Rosângela Rennó, Sônia Gomes, Zuzu Angel, entre outros. A mostra traz também alguns trabalhos de arpilleras chilenas.


Cada obra nos convida a olhar, e repensar, as hierarquias dos gêneros (artísticos e sociais) que vigoram tanto nas práticas cotidianas, quanto nos mundos das artes. O bordado se mostra, ao mesmo tempo, encantador e transgressor, evidenciando sua capacidade de transbordar os limites estéticos e sociais; assinalando uma potência múltipla, não domesticável.


26 de novembro de 2020 a 08 de maio de 2021
Terça a sexta, das 13h às 19h
Sábados, das 10h às 14h
Visitação gratuita, mediante reserva de ingressos.
Local: Espaço Expositivo, 2º Andar

 

Artes Visuais

Transbordar: Transgressões do Bordado na Arte Curadoria Ana Paula Cavalcanti Simioni L

Essa atividade aconteceu em 27/03/2021 no Sesc Pinheiros.

Mas nossa programação não para!
Quer fazer uma nova busca?
Clique em Programação e fique por dentro de tudo o que está acontecendo nas Unidades do Sesc em São Paulo