Sesc SP

Esta atividade faz parte da

Exposições - Mostras, instalações, intervenções e performances em unidades do Sesc saiba mais

destaque portal Olhares inspirados2

A mostra se estabelece em torno da influência social e cultural de Raquel Trindade (1936-2018), a partir de sua trajetória de vida e obra, os quais são tomados como elementos disparadores para novas criações artísticas. A ocupação homenageia a Rainha Kambinda (como era conhecida Raquel) e faz articulações sobre sua trajetória e legado artístico.

É composta por um núcleo central dedicado a ela, com pesquisa da curadora, artista, educadora, doutora em Artes Visuais e professora Renata Felinto, trazendo, além de obras, objetos pessoais da griot – guardiã de saberes ancestrais africanos – e multiartista. Os outros núcleos da ocupação serão compostos por obras inéditas de artistas negras e afro-indígenas da cidade de São Paulo que reinterpretam, a partir de diferentes linguagens, aspectos presentes na vida e obra de Raquel Trindade. Nesses núcleos, as obras vão ganhando forma no decorrer da mostra no formato "work in progress" (trabalho em processo).

Artistas convidadas: Aline Bispo, Aretha Sadick, Bianca Foratori, Charlene Bicalho, Daisy Serena, Eve Queiróz, Ione Maria, Maria Trindade, Nenê Surreal, Patrícia Gonzalez e Soberana Ziza.


Visitas afetivas - Encontros de mediação cultural com artistas participantes da exposição e com artistas integrantes do Teatro Popular Solano Trindade, que acolhem o público em um diálogo que mistura suas próprias experiências de vida e de criação com as relações particulares de cada um com a homenageada, Raquel Trindade.

30/11 - 15h | com Ione Maria
06/11 - 15h | com Cícera França
13/11 - 15h | com Nenesurreal
20/11 - 15h | com Carlos Caçapava
04/12 - 15h | com Soberana Ziza
11/12 - 15h | Karla Magalhães


Raquel Trindade (Recife, 1936 – Embu das Artes, 2018) – foi escritora, coreógrafa, artista plástica, carnavalesca, ativista contra o racismo e defensora do teatro e cultura popular afro-brasileira. Filha da coreógrafa e terapeuta Maria Margarida Trindade e do escritor Solano Trindade, estabeleceu-se com a família em Embu das Artes, na região metropolitana de SP. Em 1975, fundou o Teatro Popular Solano Trindade, tornando-se um local de referência para a cultura afro-brasileira. Conhecida como Rainha Kambinda, foi criadora da Nação Kambinda de Maracatu, oferecendo oficinas de dança e ritmos populares afro-brasileiros. Por seu reconhecimento artístico e de luta contra o racismo, entre 1987 e 1992, foi convidada a lecionar Teatro Negro e Sincretismo Religioso na Unicamp, além de ser responsável pelo curso de extensão Identidade Cultural Afro-brasileira, na Unifesp. Em 2004, publicou o livro Conto, Canto e Encanto com a Minha História... EMBU: de Aldeia de M'Boy a Terra das Artes. Considerada uma guardiã do conhecimento e da cultura dos povos afro-brasileiros, faleceu em 2018, aos 81 anos.


Curadoria
Equipe de Artes Visuais do Sesc 24 de Maio

Curadoria do Núcleo Raquel Trindade
Renata Felinto


Local: Espaço expositivo (5º andar).


Protocolos de segurança
Em todas as unidades do Sesc São Paulo, estão sendo adotadas medidas para diminuição do risco de contágio e propagação do novo coronavírus, conforme as orientações do poder público. Saiba mais aqui.

O que preciso saber antes de comprar um Ingresso:

Pessoas com mais de 12 anos deverão apresentar comprovante de vacinação contra COVID-19, evidenciando DUAS doses ou dose única para ingressar em todas as unidades do Sesc no estado de São Paulo.

O comprovante pode ser físico (carteirinha de vacinação) ou digital e um documento com foto.

O uso da máscara é obrigatório durante toda sua permanência na Unidade.

Será necessário apresentar seu ingresso com QR Code na entrada da atividade.

Consulte antecipadamente em sescsp.org.br sobre o funcionamento do estacionamento da unidade promotora do evento.

Artes Visuais

Ocupação Olhares Inspirados: Raquel Trindade, Rainha Kambinda Curadoria Renata Felinto e Núcleo de Artes Visuais do Sesc 24 de Maio L

Sesc 24 de Maio ver no mapa compartilhar

01/12 a 12/12

TER, QUA, QUI, SEX
10H ÀS 20H
  • Grátis

01/12 a 12/12

SAB
10H ÀS 19H
  • Grátis

01/12 a 12/12

DOM
10H ÀS 17H
  • Grátis