Sesc SP

portalEspetaculoMakhala SescJundiai-2

"No caminho de Maputo para Tofo, próximo à província de Marraguene, um rapaz me olha e diz: somos makhala, somos carvão, queimamos forte, essa é a nossa cor, nossa queima é forte e nossas cinzas viram adubo". 

Makhala (carvão em Ronga, língua falada na província de Maputo, Moçambique)

O espetáculo Makhala, traz a força do carvão, passagem para o fogo cujas suas frestas queimam e insistem em existir. As estórias contadas viram cinzas e nos conectam com nossa memoria ancestral. Rubens Oliveira apresenta seu primeiro espetáculo solo, após 3 anos de experimentações o fechamento desse ciclo se dá em uma viagem para Moçambique realizada no início do ano de 2020.

"Ser carvão é queimar no tempo, é estar de passagem." 

Rubens Oliveira atua há 18 anos como bailarino e coreógrafo, sua formação em dança teve início na periferia de São Paulo. Há 10 anos dirige a Cia Gumboot Dance Brasil, realizou 3 espetáculos sendo que a última montagem foi premiada com o APCA de melhor coreógrafo. Além do trabalho com bailarinos profissionais, Rubens realiza projetos com não bailarinos, provocando reflexões sobre a potência das transformações a partir do movimento e da dança. Desde 2017 realizou 6 edições do Projeto Corpo em Risco, iniciativa voltada para não bailarinos que aborda a reflexão cênica sobre a cidade e suas relações. Inaugurou em 2019 a COM.UNS Corpo e Arte, espaço onde ministra aulas de dança, promove atividades e eventos artísticos e desenvolve pesquisa de música e dança originária do Continente Africano e da América Latina. Dirigiu o show Nômade da artista Lena Bahule em 2018 e atuou como coreógrafo e bailarino nos videoclipes: Aseptic (Rafael Kent, 2020), Saci (Baiana System, 2019), Solar (João Taubkin, 2017).

Ficha Técnica
Direção Artística e Coreografia: Rubens Oliveira
Direção Técnica: Washington Gabriel
Músicos: Maurício Badé (percussão), Erica Navarro (cello) e Bruna Black (voz)


Dia 29/10, sexta, às 20h
Duração: 40 minutos

Teatro (capacidade atual reduzida do total do espaço)
Venda limitada a 4 ingressos por pessoa

>>> Para adquirir seu ingresso on-line, se estiver em um celular, habilite a opção "versão para desktop" ou "versão para computador" no menu de seu navegador para poder prosseguir com sucesso. Ou, se puder, realize sua compra a partir de um computador.

[foto: Rubens Oliveira]

Dança

Makhala Solo de Dança com o bailarino e coreógrafo Rubens Oliveira 12

Essa atividade aconteceu em 29/10/2021 no Sesc Jundiaí.

Mas nossa programação não para!
Quer fazer uma nova busca?
Clique em Programação e fique por dentro de tudo o que está acontecendo nas Unidades do Sesc em São Paulo