Sesc SP

Crédito-fotográfico-Marcos-Muzi
A mostra propõe retratar a história do pano, seus usos e suas origens. Desde a lã animal, passando pelo algodão e a linha de seda, os processos e técnicas de tecelagem, os tipos de tear, tingimentos e estampas. Também serão apresentados os usos, costumes e significados do pano em diversas culturas. Curadoria de Sonia Kiss e Renato Imbroisi. 




A exposição possui diversos espaços:

- Nos gradis da área externa expressões verbais e citações de obras literárias em língua portuguesa apresentam a palavra pano de forma significativa, singular, singela, divertida.

- Pano do Brasil: instalação composta por varais que atravessam o vão central indo de uma passarela a outra, com diversos tipos de tecidos, de diferentes pesos e texturas – linho, algodão, seda etc. – todos tingidos com pau-brasil por processo natural tradicional, que resulta em diferentes tonalidades.

- Túnel de Sensações: passarela repleta de diferentes tecidos pendurados, que lhe despertam diversas sensações táteis, completadas pela trilha sonora (sons do pano: bater, rasgar, agitar ao vento etc).

- Cubo Mágico: pequeno recinto onde o observador é integrado a imagem de pessoas usando panos, por meio de efeitos especiais.

- Pano na Cabeça: diversas formas de uso e amarrações de panos na cabeça, como o gele (turbante usado por mulheres na Nigéria) e o ojá (turbante da baiana).

- Pano no corpo: a utilização do pano como vestimenta por meio de amarrações, como dhoti (amarração da cintura para baixo usada por homens indianos).

- Tenda: um filme mostra várias formas de usar e lidar com o pano, não apenas no corpo, como, por exemplo, na dança e na sinalização.

- Periscópio: um grande rolo de pano se projeta do 1º andar ao térreo e, por meio de efeitos visuais, o visitante tem a sensação de adentrá-lo.

- Estandartes: imagens impressas em panos mostram sua utilização do Brasil.

- Vitrine com instrumentos e maquinário utilizado na produção do pano de forma artesanal (fiação, tecelagem, tingimento etc.)


(Foto: Marcos Muzi) 
Artes Visuais

Panos L

Essa atividade aconteceu de 25/03/2014 a 25/05/2014
no Sesc Bom Retiro.

Mas nossa programação não para!
Quer fazer uma nova busca?
Clique em Programação e fique por dentro de tudo o que está acontecendo nas Unidades do Sesc em São Paulo