Sesc SP

Esta atividade faz parte da

Poéticas da Resistência - Centenário Carolina Maria de Jesus e Abdias Nascimento - Programação Especial que tematiza vida e obra de Carolina Maria de Jesus e Abdias do Nascimento saiba mais

carolina portal

Récita de textos e poesias inspirados na obra de Carolina Maria de Jesus e Abdias do Nascimento.

90 min. Biblioteca. 100 lugares


RODRIGO CIRÍACO
é Educador e escritor, coordenador do Sarau dos Mesquiteiros (Sarau da Molecada) e Edições UM por TODOS. Participa há dez anos do movimento de literatura marginal-periférica, de SP. Integra o conselho-executivo do PNLL (Plano Nacional do Livro e Leitura) representando a quebrada. Autor dos livros “100 Mágoas” (contos, 2011), “Vendo Pó...esia” (poesia, 2014) e “Te Pego Lá Fora” (contos, 2014). 

MICHEL YAKINI é escritor. Co-fundador do Coletivo Literário Sarau Elo da Corrente e atuante no movimento de literatura das periferias de São Paulo.  Autor de "Desencontros" (contos, 2007), "Acorde um verso" (poesia, 2012) e "Crônicas de um Peladeiro" (crônicas, 2014).

DUGUETO SHABAZZ é músico, poeta, educador e escritor, compôs seus primeiros raps aos 11 anos e cantou com grandes nomes do hip hop no Brasil e no exterior. Através de sua arte representou Brasil em Argentina, Uruguai, Canadá, França, Venezuela e Cuba. É autor de “Notícias Jugulares” (Edições Toró, 2007).

RAQUEL ALMEIDA é poeta, escritora, arte educadora, produtora cultural. Co-fundadora do Sarau Elo da Corrente e do Coletivo Cultural de mulheres Esperança Garcia. Publicou em 2011 o livro “Duas Gerações sobrevivendo no gueto”, (Elo da corrente Edições), ao lado de Soninha M.A.Z.O., além de várias outras antologias.

AKINS KINTE: “Nascido no berço do skindô e criado nos terreiros do ziriguiduns” tem como escola os campos de várzea, e o corpo batuca sob a luz da lua, delicia os lábios na menina que traz na pele a mesma cor da noite. Bebe de se embriagar na fonte do samba e da oralidade dos negos velhos. Teu escritório é nas esquinas da vida de onde silencia tuas mãos e o coração dedilha sempre um verso seja lá qual for adversidade da vida. Autor de “Punga” (co-autoria Elizandra Souza) Edições Toró, 2007. “InCorPoros- Nuances de Libido” (co-autoria Nina Silva) Editora Ciclo Continuo 2011.

SACOLINHA (Ademiro Alves de Sousa) tem 31 anos, nasceu na cidade de São Paulo e é formado em Letras pela Universidade de Mogi das Cruzes. É escritor, autor de romances e livros de contos. “Graduado em Marginalidade” e “85 letras e um disparo”. Ganhou vários prêmios por seus livros e seus projetos. Desenvolve ainda uma palestra por semana nas escolas públicas do estado de São Paulo.

 

LU’Z RIBEIRO tem 26 outonos contemplados, nascida na cidade cinza, para viver as cores. Participa dos coletivos: Poetas Ambulantes e Slam do 13. É Educadora Física e Pedagoga de formação e garatujadora de palavras por castigo. Acredita no futuro encantada por ele, canta para a infância no trio musical Luz, Flores e Peixes. Autora de “Eterno Contínuo” (Selo do Burro, 2013).

ELIZANDRA SOUZA é poeta, Jornalista, Técnica em Comunicação Visual – Design Gráfico, Editora da Agenda Cultural da Periferia na Ação Educativa, locutora da Rádio Comunitária Heliópolis FM. Idealizadora do evento Mjiba em Ação – Comemoração ao Dia da Mulher Negra (25 de julho). Co-organizadora da Antologia Pretextos de Mulheres Negras com Carmen Faustino. Autora do livro de poesias Águas da Cabaça, em 2012. Co-autora do livro de poesias Punga com Akins Kintê (Edições Toró, 2007) e participação em antologias literárias como Cadernos Negros, Negrafias, entre outras. Editora do Fanzine Mjiba (2001-2005).

VAGNER SOUSA é co-fundador do Sarau da Brasa, e co-editor do selo editorial que leva o mesmo nome. Colaborador do blog: brasasarau.blogspot.com. Arte Educador e Operário da Palavra. Co-autor do livro "Coletivo 8542" (poesia, 2009) e participou de diversas antologias poéticas, entre elas "Brasil Periférica", lançada na Cidade do México em 2014.

PATRICIA LEAL é umbandista, mãe de Hanna e Arthur, atriz, poetisa, palhaça, figurinista, perna de pau, arte educadora. Formada pela ELT – Escola Livre de Teatro (Santo André). Levada pelo desejo no caminho da utopia. Buscando no outro se justapor, tornando assim, um novo ser. Integra a Cia Buraco D’Oraculo, participando das montagens “Ópera do Trabalho” entre outros.

DÉBORA GARCIA é poetisa e gestora cultural com ampla experiência na área do livro e da literatura. Atua na Associação Cultural Literatura no Brasil (Suzano) e desenvolve projetos culturais que agregam as linguagens poética, cênica e musical. É autora do livro Coroações – Aurora de poemas (2014), e também publicou seus textos em diversas antologias voltadas à literatura negra e periférica.  

 

Literatura

Sarau | Sarau dos Mesquiteiros: Especial Carolina Maria de Jesus e Abdias Nascimento L

Essa atividade aconteceu em 11/12/2014 no Sesc Belenzinho.

Mas nossa programação não para!
Quer fazer uma nova busca?
Clique em Programação e fique por dentro de tudo o que está acontecendo nas Unidades do Sesc em São Paulo