Sesc SP

Esta atividade faz parte da

Ideias e Ações para um Novo Tempo - Programação integra reflexões e experiências sociais voltadas à sustentabilidade, destacando iniciativas transformadoras da realidade saiba mais

rios-e-ruas 477
São Paulo é uma das maiores cidades do mundo e cresceu numa área com expressiva diversidade de biomas entre as bacias do Rio Pinheiros e do Rio Tietê. O extraordinário crescimento e o tipo de desenvolvimento urbano de São Paulo soterraram nos últimos 100 anos mais de 1.500km de córregos e riachos. A mesma lógica de desenvolvimento está presente em centenas de cidades pelo Brasil, desprezando a importância da preservação e cuidado com as águas.
Como consequência, a população em centros urbanos tem sido levada a acreditar que os rios são inimigos do cidadão pois trazem mau cheiro, doenças, inundações, impedem a ocupação e prejudicam o fluxo do trânsito. Tal crença justifica o progressivo soterramento da malha hidrográfica que comumente se revela no verão - época das chuvas - quando muitos rios voltam a fluir sobre as ruas da cidade.
As oficinas e expedições RIOS E RUAS estão em sinergia com o conceito “Ideias e Ações para um Novo Tempo”, do Sesc SP, pois trazem desde 2010 a experiência desenvolvida em São Paulo pelo geógrafo Luiz de Campos Jr e pelo urbanista José Bueno: incentivar a ação cidadã para uma melhor qualidade de convivência entre as pessoas e os elementos vivos da natureza urbana, aprofundando a reflexão sobre o uso do espaço público e o futuro que deixaremos como legado para os nossos descendentes.
Esse trabalho ganha especial importância neste momento em que o país e especialmente São Paulo, atravessam uma grave crise de abastecimento hídrico.
Para tratar desses temas faremos uma roda de conversa para o público jovem seguida de uma dinâmica de montagem de um quebra-cabeça de 12 m² com a hidrografia da cidade de São Paulo 

José Bueno - Arquiteto e Urbanista pela FAU-USP e criador do Instituto Harmonia, Educação e Sustentabilidade. Atua há 20 anos como educador inspirado na filosofia do Aikido, arte marcial cujo propósito é a restauração da harmonia e do equilíbrio em situações desafiadoras. É um dos fundadores da iniciativa Rios e Ruas. Seu trabalho como arquiteto social é estimular pessoas para uma nova consciência por meio de experiências que integrem convivência entre gerações, aprendizagem vivencial e empoderamento criativo.
 
Luiz de Campos - Geógrafo, associado-fundador do Instituto Futuro Educação, netweaver da Escola de Redes e cocriador da iniciativa Rios e Ruas. Formação nas áreas Ciências da Terra, Gestão Ambiental e Educação. Trabalha com a temática dos Córregos Invisíveis da cidade de São Paulo desde 1995, tanto como pesquisador, quanto como educador e formador de educadores.

http://rioseruas.com/

Local: Área de convivência
 
Meio Ambiente

Iniciativa Rios e Ruas - Roda de conversa e oficina com Instituto Harmonia L

Essa atividade aconteceu em 10/06/2015 no Sesc Carmo.

Mas nossa programação não para!
Quer fazer uma nova busca?
Clique em Programação e fique por dentro de tudo o que está acontecendo nas Unidades do Sesc em São Paulo