Sesc SP

Esta atividade faz parte da

Nóscaipira - Em agosto, o Sesc Itaquera apresenta um pouco do universo caipira com shows, intervenções, filmes e espetáculos. saiba mais

pachamama
Nesta atividade, Aieda Freitas traz uma releitura do Projeto Mãe Terra (Pachamama: Pacha = terra, Mama = mãe), apresentado por duas vezes em Buenos Aires, na Noche de Los Museos e no FASE 5 – Fase Encuentro Arte y Tecnología, ambas em 2013; e no Brasil, em 2014 no Festival ArtFutura, que aconteceu no Espaço Arter, em São Paulo. 

O projeto pretende ser construído coletivamente e de forma educativa, onde cada participante irá vivenciar uma experiência artística estimulante, utilizando elementos visuais e sonoros a partir de observação da natureza, com o objetivo de aproximar as pessoas da arte, da tecnologia, da natureza e suas intersecções.

A atividade finaliza com uma performance musical e visual, onde Aieda se coloca presente por inteiro para despertar a ligação do público com o feminino e, principalmente, com a mãe terra. A intersecção dos temas natureza e tecnologia se fazem presentes através de projeções, sensores de movimento e instrumentos musicais para retratar os sete princípios de cultura e sociedade dos aymarás – povo estabelecido no sul do Peru, na Bolívia, na Argentina e no Chile desde a Era pré-colombiana. Na cultura desses índios, as sete cores em sua bandeira, as mesmas do arco-íris, representam: filosofia e pensamento, sociedade e cultura, energia e força, ciência e tecnologia, economia e produção, astronomia e física, política e ideologia. 

Aieda Freitas é artista multimídia em meios digitais e eletrônicos. Seu trabalho explora diversos suportes como a videoinstalação, webart, videoperfomance, vídeo projeção e cenografia. Participou de grupos de estudos e desenvolvimento de arte e tecnologia na Brasil e na Espanha como HackLab, HackLab Leste e MediaLAB Prado. Além do grupo de investigação acadêmica, O signo nos Meios Audiovisuais, dentro da linha de investigação de Inovações em Língua e Cultura.

É colaboradora do MediaLab Sirveverse na Argentina, com oficinas e desenvolvimento de plataformas de comunicação. Graduada em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda, pós–graduada em Marketing pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Participou de exposições e festivais como FILE - Festival Internacional de Arte Eletrônica, Festival de Arte Digital Xumucuis, Festival Continuun, Festival Contato (São Carlos), Festival ArtFutura, Fase Encuentro de Arte y Tecnologia (Argentina), Festival de Vídeo Arte (Equador) entre outros.

Local das oficinas: Sala da Internet Livre 
Local da performance e instalação: Bichos da Mata 

(Foto: divulgação) 
Tecnologias e Artes

Mãe Terra (Pachamama) Residência Artística e Instalação com Aieda Freitas L

Essa atividade aconteceu de 02/08/2015 a 30/08/2015
no Sesc Itaquera.

Mas nossa programação não para!
Quer fazer uma nova busca?
Clique em Programação e fique por dentro de tudo o que está acontecendo nas Unidades do Sesc em São Paulo