Sesc SP

Esta atividade faz parte da

Variações do Corpo Selvagem: Eduardo Viveiros de Castro, fotógrafo - Exposição com fotos de autoria do antropólogo Eduardo Viveiros de Castro saiba mais

variações novo
Eduardo Viveiros de Castro é reconhecido internacionalmente como um dos mais importantes antropólogos da atualidade. O que poucos sabem é que, antes de ser antropólogo, ele foi fotógrafo, sendo responsável por algumas das imagens mais emblemáticas do cineasta Ivan Cardoso (do qual não apenas foi fotógrafo de cena, mas também roteirista), assim como do artista plástico Hélio Oiticica e do poeta Waly Salomão.

Esta exposição apresenta, pela primeira vez, um amplo recorte do trabalho fotográfico de Viveiros de Castro, agrupando cerca de 400 imagens produzidas tanto no período de colaboração com estes artistas, como também, principalmente, aquelas realizadas ao longo de sua atividade como etnólogo junto aos índios Araweté, Kulina, Yanomami e Yawalapiti. O ponto de intersecção dos dois grandes conjuntos que constituem a exposição – manifestações artísticas contraculturais e manifestações culturais indígenas – está, aqui, na centralidade do corpo (tema, aliás, decisivo na obra teórica deste antropólogo). Com curadoria do escritor e crítico literário Eduardo Sterzi e da escritora e crítica de arte Veronica Stigger.


No Sesc Ipiranga (diversos espaços), Centro de Convivência da Terceira Idade “Profª Maria do Carmo Cesar Bevilaqua”, Alameda Lateral do Museu do Ipiranga, Rua Xavier Curado e Rua dos Patriotas. 

Horário da exposição no Parque da Independência: Domingo a sábado, das 7h30 às 20h.

Leia mais sobre o projeto em matéria publicada na EOnline

(Foto: Eduardo Viveiros de Castro) 

saiba mais

Como repercutiu em outros meios.

Artes Visuais

Variações do Corpo Selvagem: Eduardo Viveiros de Castro, fotógrafo L

Essa atividade aconteceu de 30/08/2015 a 17/01/2016
no Sesc Ipiranga.

Mas nossa programação não para!
Quer fazer uma nova busca?
Clique em Programação e fique por dentro de tudo o que está acontecendo nas Unidades do Sesc em São Paulo