Foto: divulgação
Foto: divulgação

No Rastro da Emoção: os 70 anos da Telenovela no Brasil

Com Lucas Martins Neia

Vila Mariana

Duração: 480 minutos

AO VIVO
L

atividade online

Grátis

Inscrições a partir de 2/8, em: inscricoes.sescsp.org.br

Data e horário

De 16/08 a 06/09

Terça

Das 19h às 21h

Foto: divulgação
Foto: divulgação

Como a telenovela se tornou o principal produto cultural do Brasil? Qual o seu impacto na sociedade? E qual o futuro dessas narrativas diante do sucesso das séries e da proliferação de telas, plataformas de streaming e conteúdos sob demanda na cena audiovisual contemporânea? O curso se desenvolve a partir desses eixos, privilegiando a questão da memória – histórica e afetiva – por meio de um “passeio” pelos 70 anos da telenovela brasileira, completados no dia 21 de dezembro de 2021.

Programa do curso:

1º Encontro: (1) Introdução: temas recorrentes nas narrativas ficcionais da cultura ocidental; (2) O melodrama: do teatro do século XVIII à ficção televisiva do século XX(I); (3)Paradigmas teledramatúrgicos latino-americanos.

2º Encontros: (1) Os primeiros anos da telenovela no Brasil: as produções ao vivo; (2) A implementação da telenovela diária; (2) Da telenovela no Brasil à telenovela brasileira: a consolidação do gênero.

3º Encontro: (1) Ficções televisivas e imaginações do Brasil; (2) O merchandising social na teledramaturgia;(3) Fluxos de internacionalização da/na telenovela brasileira: das primeiras exportações às influências transnacionais.

4º Encontro: (1) A telenovela no presente: “rivalidade” e diálogo com as séries; (2) Entre a TV e o VoD: transformações e permanências na ficção “televisiva” contemporânea; (3) O futuro da telenovela brasileira, da TV aberta ao streaming.

Inscrições a partir de 2/8, em: inscricoes.sescsp.org.br 

Lucas Martins Néia é roteirista, dramaturgo e diretor teatral. Doutor em Comunicação pela ECA-USP, com pesquisa voltada à história da telenovela no Brasil. Já publicou artigos em português, inglês e espanhol relacionados ao tema. Também é bacharel em Artes Cênicas pela UEL e membro da Screenwriting Research Network (SRN), além de oficineiro e palestrante do Programa Pontos MIS, do Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS-SP). Semifinalista da competição de pilotos de série do GUIÕES 2021 e finalista do concurso de pilotos de série do FRAPA 2019. Em 2022, a serviço da produtora Envolve, atuou no desenvolvimento e na roteirização da série Guest House, exibida pelo canal angolano Kwenda Magic. Em 2020, foi um dos idealizadores e apresentadores do podcast Isso Só Acontece em Novela, disponibilizado no Spotify do MIS-SP.

Utilizamos cookies essenciais, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.