Sesc SP

28 29. Seminario Alimentacao

Nos próximos dias 28 e 29 de outubro, atendendo ao caráter educativo do programa Mesa Brasil, o Sesc Santos realiza o Seminário: Escolhas Alimentares e seus Impactos, com a proposta de contribuir para uma reflexão sobre o contexto alimentar atual e seus impactos na saúde da população.
Conheça a Programação e faça sua inscrição online, no ícone inscrição (ao lado),  ou na Central de Atendimento do Sesc Santos, até 20/10. Inscrições presenciais estão vinculadas ao horário da Unidade.

Programação: 

28 DE OUTUBRO  

13h - Credenciamento

14h00 às 16h30 – Conferência: Alimentação e consumo: transformações no cenário internacional

Reflexão sobre o comportamento alimentar mundial, os determinantes do consumo e suas influências sociais, econômicas e políticas.

Prof. Dr. Pedro Graça (Portugal) - Diretor do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável/Ministério da Saúde. Presidente do Conselho Jurisdicional da Ordem dos Nutricionistas e Ponto Focal de Nutrição  da Organização Mundial da Saúde (OMS)  em Portugal. Doutor em Nutrição Humana pela Universidade do Porto. Professor Associado da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto. Desenvolve várias atividades de investigação e ação na área da Nutrição e Saúde Pública.  

16h30 - Intervalo para café 

17h00 às 18h30 – Mesa Redonda: Impactos do consumo alimentar brasileiro na saúde

Reflexão sobre as alterações no padrão alimentar como determinante de saúde pública e abordagem das ações desenvolvidas e necessárias para combater os efeitos adversos à saúde da população.

Camila Borges: nutricionista, doutoranda no programa Nutrição em Saúde Pública da Faculdade de Saúde Pública da USP onde trabalha com consumo alimentar, padrões alimentares, fatores socioeconômicos e estado nutricional .Facilitadora nacional da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil do Ministério da Saúde.

Janine Coutinhol: Nutricionista, Especialista em Saúde coletiva, Mestre em Nutrição Humana, Doutoranda na Universidade de Brasília, Coordenadora-Geral de Educação Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e servidora pública na carreira de Analista Técnica de Políticas Sociais.

29 DE OUTUBRO 

14h às 15h30 – Conferência: Novo Guia Alimentar para População Brasileira.

Difusão dos princípios e recomendações do Novo Guia Alimentar, lançado pelo Ministério da Saúde, que tem como objetivo incentivar práticas alimentares saudáveis, subsidiar políticas, programas e ações que visem apoiar, proteger e promover a saúde e a segurança alimentar e nutricional da população.  

Dra. Maluh Barciotte: Mestre em Biologia pelo Instituto de Biociências/USP, Doutora em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública/USP, com pós doutorado no Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde/US (NUPENS)  onde participou da elaboração do novo Guia Alimentar da População Brasileira. Fundadora e presidente da AAO/Associação de Agricultura Orgânica. Fundadora e primeira presidente do Instituto Kairós/Ética e Consumo Responsável. Integrante do NUPENS e da Rede Brasileira Infância e Consumo.

15h30 - Intervalo para café 

16h00 – 18h00  - Mesa Redonda: Compreensão e superação dos obstáculos para uma alimentação saudável 

Abordagem dos obstáculos que podem dificultar a busca por uma alimentação saudável, como as dietas de moda, a perda da habilidade culinária e o menor tempo dedicado para o ato de cozinhar, o excesso de informações nos meios de comunicação, bem como a facilidade de acesso a alimentos ultraprocessados e a influência da publicidade no estímulo ao consumo.

Dra. Sophie Deram : Nutricionista franco-brasileira, Pesquisadora do Ambulatório do programa de Transtornos Alimentares da Faculdade de Medicina/USP. Graduada em Nutrição com revalidação pela USP e em Engenharia Agrônoma com mestrado em Ciências pelo Institut National Agronomique Paris-Grignon Agro ParisTech (França). Doutora em Endocrinologia pela Faculdade de Medicina/USP. Especialista em nutrigenômica pela University of California (EUA) e em Transtornos Alimentares pela Faculdade de Medicina/USP. Coordena o projeto de genética do Programa de Transtornos Alimentares do Instituto Psiquiátrico da Faculdade de Medicina /USP.

Dra. Ana Paula Bortoleto: Nutricionista, doutora em Saúde Pública, pesquisadora em alimentos do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor e pesquisadora colaboradora do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde/USP. Representante do IDEC no Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e nos grupos técnicos sobre rotulagem de alimentos da ANVISA. 

Público Alvo: Alunos e profissionais da área de nutrição, coordenadores de instituições sociais e público interessado.

Local:  Auditório Sesc

Dúvidas dos Inscritos: pelo email: mesa@santos.sescsp.org.br

Obs.: O Certificado de participação será emitido mediante 75% de presença no Seminário. 

Alimentação

Seminário Internacional: Escolhas Alimentares e seus Impactos Inscrições abertas nas Centrais de Atendimento das Unidades do Sesc SP, até o dia 27/10. 18

Essa atividade aconteceu de 28/10/2015 a 29/10/2015
no Sesc Santos.

Mas nossa programação não para!
Quer fazer uma nova busca?
Clique em Programação e fique por dentro de tudo o que está acontecendo nas Unidades do Sesc em São Paulo