Sesc SP

Esta atividade faz parte da

FichaTécnica - Consiste em realizar atividades formativas sobre os elementos envolvidos na criação e execução de espetáculos das diversas artes cênicas. saiba mais

oamoreconstrucao
A oficina ministrada por Luiz Fernando Marques e Ronaldo Serruya, respectivamente diretor e ator do grupo XIX de teatro, calca-se nos pilares de pesquisa do grupo: a dramaturgia colaborativa, a investigação do espaço não convencional e a interatividade. Partindo de um tema, uma pergunta, um autor ou obra específica, a oficina pretende trabalhar com o ator investigando e propondo seu material dramatúrgico, sua arquitetura cênica e sua espacialidade, tendo o cenário de Arrufos, a terceira peça de sua trilogia histórica que versa sobre o amor no Brasil nos séculos XVIII, XIX e XX, como ponto de partida. Assim, o ator e pesquisador constrói um material pleno de potencialidade e propriedade.
Utilizando a cenografia como caminho privilegiado, através de exercícios e dinâmicas, o ator será convidado a pesquisar as potências e possibilidades da estrutura cênica de Arrufos, um quadrado de ferro, cheio de reentrâncias e dobras, espaços vazios. Aliado à pesquisa dramatúrgica e do espaço, o ator será convidado a explorar seus impulsos vitais, suas leis naturais orgânicas e a descobrir como acessar a si mesmo, conhecendo seus verdadeiros limites e potencialidades.
Engajando-se nessa investigação, o ator poderá construir um percurso, um discurso, tendo o AMOR como mote para testar suas referências, seus limites e descobrir como ultrapassar esses limites e assim ampliar horizontes, na busca de sua imaginação viva, livre de estereótipos e senso comum, chegando ao seu “estado criador pleno”. Um ator orgânico, consciente de si, livre para criar e pronto para “contaminar” e ser “contaminado”.
Assim, o ator contaminando-se de um universo temático proposto e embebendo-se dele, consubstanciando a interpretação com a cenografia, com o figurino, com a direção e com a dramaturgia, trabalha com o intuito de conquistar uma criação de responsabilidade artística coletiva.

Local: Sala de Espetáculos I.
Inscrições até 16 de outubro, por meio do envio de carta de interesse para: atorcriador@belenzinho.sescsp.org.br.
Os candidatos selecionados serão avisados até dia 18 de outubro por email.

Visitamos o ensaio do Grupo XIX de Teatro e falamos com o diretor do grupo, Luiz Fernando Marques na Vila Maria Zélia. Dá o play e se liga na conversa que tivemos sobre o Projeto Ficha Técnica:



[Foto: Adalberto Lima] 
Teatro

Oficina Ator criador: O amor é construção... 16

Essa atividade aconteceu em 24/10/2015 no Sesc Belenzinho.

Mas nossa programação não para!
Quer fazer uma nova busca?
Clique em Programação e fique por dentro de tudo o que está acontecendo nas Unidades do Sesc em São Paulo