Sesc SP

Esta atividade faz parte da

Contextos Literários. Com a Palavra: Mulheres! - Série de atividades pertinentes à produção literária. saiba mais

sarau
Para os meses de janeiro e fevereiro nosso tema é a Literatura Independente, alternativa que os escritores criaram para a publicação de suas obras. Serão seis encontros, sempre às segundas-feiras à noite, com a presença de convidados percorrendo desde os processos de criação individual dos textos, como os caminhos da produção literária, o mercado editorial alternativo e os possíveis espaços de circulação das obras e de seus autores. 

Nunca se falou tanto em Saraus. Na cidade de São Paulo esse tipo de evento ganhou visibilidade na periferia, chamando a atenção da mídia e de pesquisadores por apresentarem características em comum, como: espaços com público consolidado, presença de livros, incluindo a edição independente dos próprios frequentadores, e local de referência e grande repercussão cultural. Entretanto, existem outras formas de organização de Saraus. Neste encontro partiremos de duas experiências bem distintas, que pretendem fomentar o diálogo sobre a formação de leitores e escritores, a circulação de livros, o incentivo cultural e outras questões que circundam o lugar dos Saraus.

Rodrigo Ciriaco é professor, escritor, mediador de leitura e ativista cultural. Criou o coletivo cultural Sarau dos Mesquiteiros, que acontece dentro de uma escola pública de São Paulo, onde ele leciona. Colabora com os projetos Cooperifa e Rachão Poético – Copa Mundão de Poesia, e o selo literário Edições UM por TODOS. Publicou os livros “Te pego lá fora” (Edições Toró, 2008), 100 Mágoas (Edições Um Por Todos, 2011), “Vendo Pó…esia” (Edições Um Por todos, 2014). Produz o blog “Efeito Colateral” e atualmente integra o Conselho Diretivo do PNLL – Plano Nacional do Livro e Leitura.

Wagner Merije é escritor, jornalista, curador, gestor cultural, criador multimídia e diretor artístico do músico Raul de Souza. É autor dos livros “Cidade em transe” (Aquarela Brasileira, 2015), “Viagem a Minas Gerais” (2013), “Torpedos” (2012), “Mobimento – Educação e Comunicação Mobile” (Peirópolis, 2012) – finalista do Prêmio Jabuti 2013 - e “Turnê do Encantamento” (2009), entre outras publicações. Foi curador do Sarau do Memorial, em Belo Horizonte/MG, durante os anos de 2013 a 2015, levando mais de 40 poetas independentes à cena cultural mineira.

No Espaço de Leitura, 3º andar. 

[Foto: Renata Armelin] 
 

saiba mais

Literatura

Literatura Independente O lugar dos Saraus L

Essa atividade aconteceu em 15/02/2016 no Sesc Consolação.

Mas nossa programação não para!
Quer fazer uma nova busca?
Clique em Programação e fique por dentro de tudo o que está acontecendo nas Unidades do Sesc em São Paulo