
VAIVÉM tem como proposta abordar o conceito do artista viajante, de acordo com a percepção das artistas proponentes Ana Teixeira, Iara Freiberg, Kika Nicolela e Renata Padovan, que recentemente vivenciaram experiências em programas de residência artística realizados em diversas partes do mundo.
No contexto de VAIVÉM, cada uma traz como convidado um artista estrangeiro – Claudia Vásquez Gómez (Chile), Nezaket Ekici (Turquia/Alemanha), Nobuhiro Ishihara (Japão) e Thenjiwe Niki Nkosi (EUA/África do Sul), com os quais travaram contato durante suas trajetórias no exterior, e assim os oito artistas criam obras reflexivas sobre a influência deste “estar fora” na produção artística. Ainda acompanha e dialoga com a VAIVÉM o crítico de arte Josué Mattos, que convidou o também crítico Tristan Trémeau (França) para o projeto.
A exposição se dará em duas instâncias: no primeiro momento, os artistas abrirão seus processos criativos trabalhando em um ateliê construído dentro do espaço expositivo do Sesc Pinheiros com acesso permanente do público, no período de 14/08 a 10/09; já no segundo momento, entre 11/09 e 06/10, as obras resultantes de tais processos comporão a exposição.
(Imagem: Divulgação)
---
O vídeo a seguir apresenta a obra que Nobuhiro Ishihara está desenvolvendo na VAIVÉM. Assista-o e conheça os processos de seu trabalho, da pintura de detalhes à movimentação dos bastidores da residência no Sesc Pinheiros: