A Bolha. Foto: Bob Karman
A Bolha. Foto: Bob Karman

A Bolha

Com Corpus Acrobatics (HOL)

Avenida Paulista

Duração: 10 minutos

L

atividade presencial

Grátis

Local: Praça (Térreo)

Acesso livre, sujeito à lotação do espaço.

Data e horário

De 27/11 a 27/11

Domingo

Às 12h30, 15h30 e 17h30

A Bolha. Foto: Bob Karman
A Bolha. Foto: Bob Karman

A Bolha é uma performance artística que utiliza a linguagem circense para trazer à tona questões relacionadas à saída da “bolha” em que estivemos confinados forçadamente durante a fase mais grave da pandemia. Após a criação da performance, o grupo também produziu um minidocumentário sobre a criação e as temáticas abordadas na obra.

Uma apresentação artística circense desenvolvida pelo grupo holandês Corpus Acrobatics, que simula um ambiente fechado e sem interação com o mundo exterior (lockdown/pandemia). Neste ambiente uma contorcionista realiza números com truques acrobáticos que simulam situações do cotidiano. O espetáculo cria uma analogia/simbolismo da pandemia no imaginário individual e coletivo: o mundo pandêmico nos isolou em bolhas que garantiram a nossa sobrevivência; após 2 anos de isolamento, o momento em que tivemos a possibilidade de sair de nossas bolhas, trouxe-nos “A Bolha da Liberdade”. Com esta experiência esperamos emocionar o público brasileiro de um modo geral, de todas as classes sociais e etnias levando assim a arte circense e acrobática para o maior número de pessoas possível, promovendo reflexões e estabelecendo diálogos sobre esta nova realidade que passamos a viver após a pandemia.

Voltar ao contato com os outros, com o mundo e com a sociedade, culminou na reavaliação de valores e ideais no contato com a natureza, nas relações humanas, na preservação do meio ambiente e no sentir-se livre. Neste contexto a bolha transforma-se em A Bolha da Liberdade. Além de trazer à tona reflexões importantes sobre este momento posterior à fase aguda da pandemia, este processo reforçará o intercâmbio através do entrosamento dos elementos das culturas brasileira e holandesa.

Corpus Acrobatics
Fundada em 1991 por Vincent Michels (HOL) e Marley Eltz (BRA/HOL), ambos coreógrafos e diretores artísticos. A companhia cria várias produções de circo
teatro que são apresentadas internacionalmente. As performances são espetáculos acrobáticos visuais sem texto que combinam circo contemporâneo e multimídia, música ao vivo e orquestras. Frequentemente, a natureza está como a fonte de inspiração mais importante. A parte das produções para teatros Corpus também está ativa no circuito de festivais e eventos. www.corpus-acrobatics.nl Em 2021 obtiveram o apoio do edital do consulado holandês para realizar o mini-doc A Bolha, onde todo o conceito foi virtual.

Projeto selecionado pelo Edital Cidades Habitáveis – Financiado pelo Consulado geral dos Países Baixos em São Paulo.

Utilizamos cookies essenciais, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.