Foto: Milton Gevertz
Foto: Milton Gevertz

A canção popular no pós-1967: montagens e sonoridades

Com Sergio Molina

VEM

Vila Mariana

Duração: 120 minutos

14

atividade presencial

Grátis

Local: Auditório do Sesc Vila Mariana (1º andar - Torre A)

Vagas limitadas. Inscrições online a partir de 15/7, 14h até 22/7, para todos os públicos.

Data e horário

De 22/07 a 24/07

Terça a Quinta

Das 19h às 21h

Foto: Milton Gevertz
Foto: Milton Gevertz

Este curso em 3 aulas estudará as novas técnicas de composição de música popular que se consolidaram a partir do álbum “Sgt. Pepper’s” [Beatles – 1967], tornando-se hegemônicas no século XXI. Nesse sentido, sem deixar de cuidar dos enlaces especiais entre versos e melodias, a canção popular passa a focalizar também a construção de diferentes “sonoridades” que, justapostas, organizam-se em faixas contrastantes ao longo dos álbuns.

 

AULA 1- Estudando as matrizes: Tropicália e Beatles

AULA 2 – A canção como gênero complexo: montagens em Milton Nascimento e Caetano Veloso [“Sentinela”, “Cais”, “Circuladô” e “Giulieta Masina”]

AULA 3 – A canção popular no século XXI: “as cicatrizes dos limites”

 

Sergio Molina é compositor, doutor em música pela USP, coordenador da pós-graduação em Canção Popular na FASM-SP e professor do IECG (Belém). É autor de Música de Montagem: a composição de música popular no pós-1967 (Prêmio Tese Destaque USP-2015 e Prêmio Funarte de Produção Crítica em Música-2016). Acaba de lançar o álbum autoral “RUA” com o quinteto (também intitulado) “Música de Montagem”.

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.