Data e horário
De 20/11 a 20/11
14h às 18h.
Nesse bate-papo, o público aprende sobre árvores sagradas e a produção do dendê, além da importância de manter viva a liturgia, a cultura e as tradições de terreiro no que diz respeito ao uso de folhas e raízes medicinais. As folhas, raízes e frutos têm sua divindade própria na cultura Katende. As liturgias do candomblé necessitam do contato ancestral com plantas específicas. O conhecimento dessas plantas abrange sua medicina tradicional e usos para limpeza.
A atividade contribui para a acessibilidade da comunidade local e regional aos conhecimentos relacionados à tradição ancestral do uso de folhas e raízes de determinadas plantas como a medicina. Ensina, por meio da prática e da teoria, a preparar banhos, defumadores, chás e produtos naturais derivados de algumas folhas ancestrais na cultura de terreiro. Proporciona um debate sobre a importância da preservação do meio ambiente para o cultivo e bom uso das plantas utilizadas.
Taata Nganga Nkongoande é sacerdote de um território de cultura de matriz africana e pertence a uma família de tradição africana. Há 23 anos, ele dissemina conhecimento e saberes para fomentar a cultura por meio da Associação Templo Cultural Social Religioso Ilê Asé Osum Obaluayê Ogum, fundada em 2000 e reconhecida como Ponto de Cultura pelo Ministério da Cultura. Seus trabalhos na preservação das tradições abrangem atividades religiosas, culturais e sociais.
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.