Grátis
A trajetória da cantora, ritmista e humorista da qual a cultura brasileira se eximiu, até agora, de lembrar
Mulher, artista, lésbica, possivelmente bipolar ou ciclotímica, oriunda de uma família imigrante conservadora e catapultada da periferia de São Paulo para o estrelato artístico da noite para o dia: que outros ingredientes seriam necessários para fazer de Miriam Batucada a protagonista de uma história complicada? Uma sociedade antiquada e um campo artístico individualista que assistiram impassíveis ao arremate precoce e doloroso dessa história incompleta.
Do fim trágico ao começo auspicioso – incluindo seus antes e seus depois -, A história incompleta de Miriam Batucada (Popessuara, 2024) narra, reflete e se irmana com a trajetória de uma cantora, compositora, ritmista e humorista da qual a cultura brasileira se eximiu, até agora, de lembrar.
Com Ricardo Santhiago, historiador, comunicólogo, professor da Unifesp, bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq e presidente eleito da Associação Brasileira de História Oral (ABHO), biênio 2024-2026.
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.