Foto: Petala Lopes
Foto: Petala Lopes

A Imagem como Testemunha do Tempo: Curso de Fotografia

Com Pétala Lopes

Belenzinho

Duração: 180 minutos

L

atividade presencial

Grátis

Local: Oficina 3

Inscrições online e no local a partir das 14h do dia 8/4 (credencial plena) e 11/4 (público em geral).

Data e horário

De 09/04 a 17/04

Terça a Sexta

Dias 9, 10, 15, 16 e 17/04, das 14h às 17h

Foto: Petala Lopes
Foto: Petala Lopes

Voltado para pessoas idosas, o curso explora o impacto das imagens em nossas vidas, examinando seu poder na construção de narrativas visuais e memória. Através de debates, análises de obras contemporâneas, exercícios práticos e reflexões éticas, os participantes desenvolvem um olhar crítico sobre a produção e o compartilhamento de imagens. O curso incentiva a criatividade, culminando na apresentação de projetos fotográficos e em vídeo.

Integra o projeto Velhices: Coleção Pública de Imagens, o qual visa colaborar com a criação e promoção de representações realistas, diversas e não estereotipadas das velhices.

 

Com Pétala Lopes

Fotógrafa, diretora e criativa. Mulher cisgenera, afroindigena e lésbica. Formada em Fotografia Contemporânea pelo Centro de las Artes que fica na cidade do México, e graduanda em Sociologia e Política pela FESPSP, sua pesquisa investiga as pessoas, os lugares, a memória e as relações. Seu trabalho tem sido exibido em diversas exposições coletivas. Dirigiu o projeto “Dezesseis”, onde abordou a adolescência em diferentes grupos nas cidades de São Paulo – SP e Belém do Pará, e está em processo de edição do documentário Comunhão, onde retrata a amizade entre mulheres maduras e a lesbianiedade. Com sua visão única e compromisso em explorar temas como raça, gênero, representação e ficção, acredita no poder transformador das imagens e sua capacidade de modificar nossa percepção coletiva e comportamento. É retratista. Seu trabalho tem sido amplamente reconhecido, sendo selecionado para festivais internacionais e apresentado em publicações como TIME, The Washington Post e Marie Claire, onde suas fotografias foram destacadas em reportagens sobre questões sociais e políticas no Brasil.

 

 

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