Duração: 80 minutos
atividade presencial
Grátis
Local: Comedoria - 2º andar
Datas e horários
De 23/03 a 18/05
A Mantiqueira chega ao Centro visa valorizar a identidade cultural e a importância de produtos locais da Serra da Mantiqueira – que são grandes diferenciais e elementos que a representam. As atividades serão conduzidas pelo chef Vitor Pompeu, que realiza um trabalho de valorização de tais ingredientes. O chef conduzirá as apresentações e interações com os produtores que participarão presencialmente das ações. Cada produtor compartilhará sua história de vida e rotina, demonstrando e degustando os seus produtos. A cada ação o chef irá elaborar e também degustar com o público receitas autorais que representam a gastronomia da Mantiqueira utilizando os ingredientes apresentados.
Haverá três encontros, com os temas queijos, azeites e charcutaria.
O Queijo e a Mantiqueira – dia 23/03
O queijo é um item adaptado a todo território brasileiro. Cada região foi consolidando e compreendendo a identidade desse elemento, que hoje é um ícone nacional. Na Serra da Mantiqueira, a produção queijeira recebe enorme atenção, conquistando a cada ano mais premiações de reconhecimento internacional. A tradição, a diversidade e a criatividade dos produtores que representam essa região são os elementos que fortalecem o movimento queijeiro.
Oliva e Azeite o Ouro Líquido – dia 13/04
O azeite certamente é um dos elementos mais simbólicos e importantes da alimentação mediterrânea. Atualmente, a Mantiqueira ocupa um importante papel no movimento de ascensão do cenário da olivicultura brasileira, apresentando-se como região produtora de azeites de excepcional qualidade, também obtendo reconhecimento internacional com isso. O perfil de seus produtores sempre é de pequena escala e, com isso, eles dedicam todo cuidado e atenção aos seus micro-lotes, garantindo o frescor diferencial para seu produto.
Porco, Charcutaria e Identidade Caipira – dia 18/05
O porco é, provavelmente, o animal mais emblemático para o universo caipira. A sabedoria local nos ensina que a diversidade das culturas da roça é a chave para um equilíbrio sustentável e o porco é o elemento que transforma todos os restos de outros manejos em proteína e gordura. A charcutaria representa as técnicas de conservação para que os cortes mais especiais possam sem apreciados em momentos
futuros, agregando novas características e personalidades.
Chef Vitor Pompeu
Chef de cozinha e sócio do restaurante Sauá e da Pousada Bicho do Mato (Gonçalves-MG), além de afinador no Casarão Queijos Maturados (São Bento do Sapucaí-SP) e sócio da Mantiqueira Curadoria & Distribuição. Com mais de 20 anos de experiência no meio gastronômico da Serra da Mantiqueira, realiza um trabalho de fortalecimento e valorização de produtores e elementos conectados à cultura caipira da região. Foi um dos responsáveis pelo projeto Saberes da Mantiqueira, com o apoio do Senac Campos do Jordão, onde foi docente no curso de Gastronomia por sete anos. Recentemente produziu uma Websérie Documental: O Queijo e a Mantiqueira, focando na história de vida dos produtores. Em sua formação técnica possui graduação de Tecnologia em Gastronomia, pós-graduação em Gastronomia: História e Cultura, ambos pelo Senac.
Utilizamos cookies essenciais, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.