Duração: 60 minutos
atividade presencial
Grátis
Local: PRAÇA DE EVENTOS
Data e horário
De 06/12 a 06/12
Nesta roda de conversa teremos três grandes nomes da cultura popular: Mestre Anderson Miguel, Mestre João Paulo e Mestre Nico, que compartilharão com o público suas vivências, histórias e a importância cultural do Maracatu Rural para o estado. Será uma oportunidade rara de escuta e aprendizado com quem mantém acesa essa chama.
Mestre João Paulo – Popularmente conhecido como o “Papa do Maracatu”, é uma figura icônica na cultura popular do maracatu. Ele nasceu em Vicência, mas reside em Nazaré da Mata, ambos na Mata Norte, desde os seus 23 anos. Ele é o fundador do Maracatu de Baque Solto Leão Misterioso, que foi estabelecido em 1990. João Paulo é pioneiro por gravar o primeiro CD de maracatu rural e disponibilizá-lo na internet. Ele é conhecido por sua mente criativa, fazendo seus próprios versos e poesias, além disso, ele é conhecido por abrir sua casa para encontros culturais, onde mestres, mestras, contra mestres e folgazões se reúnem. O amor de João Paulo pela cultura popular é evidente em tudo o que ele faz, ele dedica sua vida à preservação e promoção do maracatu, uma tradição cultural rica e vibrante. Ele acredita firmemente no poder da música e da dança para unir as pessoas e celebrar a diversidade cultural. Sua paixão e dedicação ao maracatu são uma inspiração para todos aqueles que têm a sorte de conhecê-lo e aprender com ele.
Mestre Anderson Miguel – Incentivado pela família, aos oito anos ele já participava de ensaios e encontros de Maracatu de Baque Solto na Zona da Mata de Pernambuco.Depois assumiu o posto de contra-mestre dos veteranos Mestre Aderito, seu pai, e Mestre Zé Flor, que lhe transmitiram o conhecimento sobre a prática centenária do maracatu ¿ tradição popular de origem afro- indígena elaborada por trabalhadores canavieiros do fim do século XIX. Foi um longo caminho de preparação para chegar até onde está hoje: aos 29 anos, Anderson é cirandeiro respeitado e também mestre do Cambinda Brasileira, o grupo de Baque Solto mais antigo em atividade, com 107 anos de história.
Mestre Nico – Músico, ator e performer pernambucano, brincante da Cultura Popular, mestre caboclo do Maracatu de Baque Solto “Cruzeiro do Forte” de Recife, desde os anos 80, onde iniciou seu contato com a música. Integrou a banda Chão e Chinelo, parte do movimento Manguebeat de Recife. Em São Paulo desde 2003, formou o grupo de Coco de Roda Coco Seco. Em 2005 fundou com outros artistas o bloco carnavalesco Lapa de Urso, que desfila até hoje tradicionalmente no domingo de páscoa, nas ruas do bairro da Lapa. É integrante da banda Batucada Tamarindo, dedicada à música afro-brasileira tradicional e composições autorais. Toca com músicos como Siba, Fuloresta do Samba, Anderson Miguel, Alessandra Leão, Karina Buhr e Isaar, Alfredo Bello “Dj Tudo”, Renata Rosa, Junior Barreto, Ortinho e Beto Villares.
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.