Foto: Ricardo Ferreira
Foto: Ricardo Ferreira

Abordagem Triangular e o Ensino de Arte na Educação Infantil

Curso EAD com Ana Mae Barbosa e convidados

EAD Sesc Digital

Duração: 90 minutos

L

atividade online

Grátis

Assista aqui

Curso permanente da plataforma EAD Sesc Digital

Data e horário

Todos os dias

Disponível 24h.

Foto: Ricardo Ferreira
Foto: Ricardo Ferreira

Abordagem Triangular e o Ensino de Arte na Educação Infantil propõe pensar sobre como as crianças se relacionam com as imagens, refletindo sobre as formas de fruição e expressão dos pequenos. Elaborado e coordenado por Ana Mae Barbosa e Sidiney Peterson Lima, juntamente com uma equipe de arte-educadores, o curso tem como eixo norteador a Abordagem Triangular, proposta de ensino de arte para crianças sistematizada pela pesquisadora há 30 anos. Ana Mae é pioneira na área de arte-educação, discípula de Paulo Freire e uma das principais referências no Brasil no ensino de artes nas escolas. Sua abordagem é composta, sem qualquer tipo de hierarquia, pelas seguintes ações: a leitura de imagens, a contextualização das obras e o fazer artístico, cada uma delas dialogando intimamente com as outras duas.

Neste curso, vamos conversar sobre cada uma dessas ações desde uma perspectiva da educação infantil: como esta abordagem pode potencializar o ensino de artes visuais nessa etapa? Para aprofundar cada um dos três enfoques que se entrelaçam na proposta, as arte-educadoras Analice Dutra Pillar, Valéria Peixoto de Alencar, Rita Noguera e o artista Moacir Simplício se juntam a Ana Mae e Sidiney, ao longo de seis aulas, para mostrar, a partir de suas práticas de pesquisa e ensino, como trabalhar as artes visuais com crianças de 3 a 5 anos.

Nas videoaulas e no material de apoio, que contam com dicas de atividades, o aluno pode encontrar elementos que possibilitam fundamentação teórica e prática na construção de experiências artístico-educativas com crianças, em suas aulas, no caso de quem trabalha em instituições educativas, e para os momentos de atividades com artes visuais em suas residências, para as famílias. As indicações também priorizam as referências do contexto da criança, o uso de espaços diversificados para trabalhar a arte com crianças, a reutilização de materiais e o olhar para as imagens a partir de diferentes meios e formatos.

Atividade gratuita, sem venda de ingressos.

___________

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.