Foto: divulgação
Foto: divulgação

Afriklube de Leitura

com Hortência G. d. Fonseca e Vensam Iala

Pompeia

Duração: 90 minutos

L

atividade presencial

Grátis

Local: Área de Convivência

Data e horário

De 26/07 a 26/07

Quarta

19h30

Foto: divulgação
Foto: divulgação

O Afriklube de Leitura é um espaço de leitura dedicado a autores e autoras nascidas no continente africano que produzem em língua portuguesa e é, por consequência, um espaço de expansão das Literaturas Negras nos PALOP (Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa). A cada encontro, compartilharemos nossas impressões sobre o livro sugerido, com a presença do autor/a, um(a) convidado(a) e de um mediador(a), que nos ajudará a coordenar os encontros.

Temos visto, nos últimos 15 anos, um número cada vez maior de autores do continente africano sendo publicados no Brasil. Mia Couto e Luis Bernardo Honwana (autores moçambicanos) figuram na lista oficial de literatura da Fuvest.

Isso torna o projeto Afriklube de Leitura ainda mais alinhado com um movimento social e institucional de reconhecer a literatura africana de língua portuguesa um instrumento com potencial de construir uma relação menos presa em estigmas e preconceitos entre brasileiros de todas as origens dos povos do continente africano.

Nesse encontro teremos a presença da escritora  Hortência G. d. Fonseca, falando sobre seu livro  “Idukason Di Inen Anzu” e a mediação de Vensam Iala.

Hortência Gueve da Fonseca é de São Tomé e Príncipe. É enfermeira (2021) pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) e pós-graduada em Atendimento Psicossocial a Vítimas de Violência  pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Foi professora de Crioulo Fôrro dentro do Projeto “Línguas e Culturas Crioulas” desenvolvido nas dependências da Unilab (2016-2020).

Vensam Iala é da Guiné-Bissau, professor licenciado em Letras, com especialização em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa. É ativista Sscial e dedica o meu às causas que debatam sobre a Migração, Refúgio, buscando ampliar a escuta de pessoas invisibilizadas em situação de vulnerabilidade social. É idealizador do Projeto @vistoafrica e co-produtor do Projeto @ujamaa_.

Utilizamos cookies essenciais, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.