Foto: divulgação
Foto: divulgação

Afriklube de Leitura

com Pedro Lucas, Thata Alves, Tuekiava e Ynaê Lopes dos Santos

Pompeia

Duração: 90 minutos

L

atividade presencial

Grátis

Local: Área de Convivência

Data e horário

De 31/05 a 31/05

Quarta

19h30

Foto: divulgação
Foto: divulgação

O Afriklube de Leitura é um espaço de leitura dedicado a autores e autoras nascidas no continente africano que produzem em língua portuguesa e é, por consequência, um espaço de expansão das Literaturas Negras nos PALOP (Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa). A cada encontro, compartilharemos nossas impressões sobre o livro sugerido, com a presença do autor/a, um(a) convidado(a) e de um mediador(a), que nos ajudará a coordenar os encontros.

Temos visto, nos últimos 15 anos, um número cada vez maior de autores do continente africano sendo publicados no Brasil. Mia Couto e Luis Bernardo Honwana (autores moçambicanos) figuram na lista oficial de literatura da Fuvest.

Isso torna o projeto Afriklube de Leitura ainda mais alinhado com um movimento social e institucional de reconhecer a literatura africana de língua portuguesa um instrumento com potencial de construir uma relação menos presa em estigmas e preconceitos entre brasileiros de todas as origens dos povos do continente africano.

Esse primeiro encontro conta com a presença dos escritores Pedro Lucas, Thata Alves, Tuekiava e Ynaê Lopes dos Santos.

Pedro Lucas é cria do movimento artístico das Periferias, inserido na poesia e na literatura desde a infância, também tem profundas pesquisas autônomas nas culturas tradicionais de matriz africana e indígena, abrangendo sua pesquisa sobre toda a Latino-Améfrica. Atualmente trabalha no SUS, como oficineiro num centro atenção psicossocial onde através da vivência vêm ampliando seu olhar em torno das questões sobre saúde mental da população preta, periférica e LGBTQI+.

Thata Alves é escritora e encontrou nas palavras unguento. Com experiência empírica, segue poetizando pelo Aye.Os orixás a presentearam com inspiração para criar o Sarau da Ponte Pra Cá, atuando na organização e produção do encontro mensal, que floresce desde a primavera de 2014 há 7 anos, onde qualquer pessoa tem a liberdade de se apropriar, do espaço de fala, usando o microfone com responsabilidade É autora de três obras literárias, todas lançadas pelo selo Academia Periférica de Letras.

Tuekiava é uma escritora, cantora e poetisa com textos que têm enfoque no cotidiano. “De onde você é?” é a pergunta que esta artista mais escutou na vida, isso porque veio muito nova para o Brasil, e já passou mais tempo cá do que em sua terra natal. Tuekiava é considerada por certos editores e artistas como “poeta declamadora inigualável”, apesar de sua linguagem primordial ser a escrita.

Ynaê Lopes dos Santos é professora de História da América da Universidade Federal Fluminense. É bacharel, mestre e doutora em História pela Universidade de São Paulo. Suas áreas de pesquisa tratam da História da Escravidão nas Américas, bem como o Estudo das relações étnico-raciais no continente americano e também do ensino de História da África e da questão negra no Brasil, com livros publicados nessas áreas.

Utilizamos cookies essenciais, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.