Foto: Sergio Fernandes
Foto: Sergio Fernandes

Afrotranstopia: Kodex_Konflikt e Salivar os nós do corpo

Com Mario Lopes, coreógrafo, Claudia Adão, assistente social, Guinho Nascimento, performer, Denilson Oliveira, músico e Jovem Palerosi, músico

Sorocaba

A16

atividade presencial

Grátis

Local: Sala de Oficinas

Vagas limitadas. Grátis. Inscrições no horário e local, no primeiro dia da atividade.

Datas e horários

20/05 • • 19h00
21/05 • • 19h00
22/05 • • 19h00
Foto: Sergio Fernandes
Foto: Sergio Fernandes

Este curso, em formato de residência artística, propõe um mergulho profundo na pesquisa corporal desenvolvida por Mario Lopes no âmbito da Afrotranstopia e da Pedagogia Espumas. Por meio de práticas físicas intensas, música ao vivo e momentos de reflexão poética, os participantes são convidados a atravessar estados de empedramento, conflito, explosão, escuta e reorganização do corpo. A presença da música ao vivo cria um ambiente de composição imediata, afetando diretamente o ritmo, a qualidade e a dramaturgia do movimento. O encontro articula prática, pensamento e experiência sensível, preparando o corpo para a recepção do filme Movimento III, que funciona como expansão e fechamento do processo.

Mario Lopes – Coreógrafo, pedagogo e pesquisador. Mestre em Artes (MA) pela DAS Choreography – Amsterdam University of the Arts. Desenvolve a pesquisa Afrotranstopia e as metodologias Kodex_Konflikt e Pedagogia Espumas, articulando prática corporal, escuta e políticas de reparação. 

Claudia Adão – Assistente social, pesquisadora e educadora. Mestre em Mudança Social e Participação Política (USP) e doutoranda em Arquitetura e Urbanismo (USP). Atua nos campos de racismo, juventude, educação e urbanismo, colaborando no desenvolvimento da Pedagogia FOAMS. 

Guinho Nascimento – Performer e artista da cena contemporânea, com atuação em processos híbridos entre corpo, palavra, performance e pensamento crítico.

Denilson Oliveira – Músico e compositor, com trajetória em pesquisas sonoras e colaboração em processos de criação cênica e performativa.

Jovem Palerosi – Músico e pesquisador sonoro, atuando em improvisação, composição ao vivo e diálogo com o movimento.

A partir de 16 anos.

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.