atividade presencial
Grátis
Local: Praça Rotary (23/4) e Estação Trianon-Masp (7/5)
Sem retirada de ingressos
Datas e horários
De 23/04 a 07/05
15h às 17h
10h às 12h
Roda pra assistir mas sobretudo jogar junto. A ideia é contribuir para a garantia do mais amplo acesso da população a essa relevante prática cultural de matriz afro-brasileira.
Pode-se entender a Capoeira como o primeiro movimento político na história do Brasil de reivindicação por humanidade frente a todo processo de saúde.
Com a capoeira pretendemos, portanto, transmitir aos participantes o repertório de movimentos e de músicas proveniente da pesquisa do grupo “Angoleiros do Sertão“, que visa resgatar a influência da cultura dos povos africanos escravizados no Brasil, no sentido de positivar as suas estratégias de resistência à colonização. Nesse sentido a capoeira, que muitas vezes é confundida com uma dança, será transmitida, sobretudo, como uma luta pela liberdade.
A Escola de Capoeira Angola “Angoleiros do Sertão“, fundada e mantida pelo Mestre Cláudio Costa, tradicional representante da Capoeira Angola, no município de Feira de Santana, desde a década de 1980, tem sua história voltada à manutenção das matrizes culturais identitárias que representam a população negra. Sua sede é na comunidade da Mantiba, em Feira de Santana-BA, e possui núcleos em mais nove bairros periféricos e em duas comunidades rurais, onde atua de forma a promover a inclusão e consciência social. Também está presente em diversas cidades do estado da Bahia, vários estados no Brasil e em outros tantos países.
A Escola também desenvolve o característico Samba Rural, que mistura diversas referências de samba da região, sobretudo, presentes nas comunidades rurais.
No dia 07 de maio a atividade será realizada na Avenida Paulista, ao lado da Estação Trianon-Masp do metrô, local onde o grupo tradicionalmente tem encontro marcado com o público interessado sempre no primeiro domingo do mês.
Utilizamos cookies essenciais, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.