créd. Panna KO
Espaço destinado a diversas práticas esportivas e recreativas, com os mais diferentes esportes da cultura de movimento.
- Panna KO
De 7 a 15/1
Partidas de futebol em que a habilidade e capacidade de driblar são muito mais relevantes do que os gols. Os participantes disputam no 1×1 ou em duplas e vence quem marcar mais gols ou conseguir dar um “rolinho” no adversário. “Panna” é uma gíria do Suriname para o drible por entre as pernas. Três arenas infláveis para jogos simultâneos em que a base é a habilidade da rua e, sobretudo, o fair play, levando a “caneta” como uma grande brincadeira. Aos sábados e domingos o Freestyle também compõe a programação, com vivência e apresentação da modalidade em dois momentos, das 10h às 12h e das 15h às 17h.
- Esportes e Jogos de Rebater
De 17 a 22/1
Esporte e jogos de rebater são aqueles em que os participantes devem bater ou rebater algum objeto, com ou sem o auxílio de implementos, o que vai de jogos e brincadeiras, como taco e base 4, a esportes como badminton, beisebol, tênis e tamboréu.
- Jogos Populares e Brincadeiras de Rua
De 24 a 29/1
Os jogos populares e as brincadeiras de rua fazem parte de qualquer cultura. Eles foram criados e são constantemente modificados ao longo do tempo numa troca constante entre as gerações, não possuindo regras fixas, sendo que estas podem ser criadas e modificadas pelo grupo brincante sempre que necessário. Esta atividade é um resgate do brincar popular e que incentiva a manutenção desta tradição.
- Kin-Ball, Corfebol, Dodgeball e Flag Football
De 31/1 a 5/2
O público terá a possibilidade de entrar em contato com culturas esportivas originárias de outros países. A cada dia serão apresentadas e praticadas quatro modalidades esportivas diferentes.
- Kin-Ball
Esporte de origem canadense, jogado com bolas gigantes, onde o principal objetivo do time é pegar a bola usando qualquer parte do corpo, impedindo que ela toque o chão.
- Corfebol
Esporte de invasão misto, de origem holandesa, cujo objetivo é marcar mais pontos em uma cesta sem tabela.
- Dodgeball
Esporte similar à nossa “queimada”, onde os participantes devem arremessar bolas e tentar acertar o adversário ao mesmo tempo em que tenta desviar das bolas arremessadas.
Flag Football
Modalidade derivada do futebol americano em que o objetivo é avançar a bola pelo território adversário e alcançar a zona final para marcar pontos, no caso, touchdowns.
- Tchoukball, Kan Jam, Rampshot e Cornhole
De 7 a 12/1
Segunda semana em que o público terá a possibilidade de entrar em contato com culturas esportivas originárias de outros países. A cada dia serão apresentadas e praticadas quatro modalidades esportivas diferentes.
- Tchoukball
Esporte coletivo que mistura elementos da pelota basca, do handebol e do voleibol. É jogado com uma bola e dois quadros de remissão e não é permitida nenhuma forma de agressão entre adversários.
- Kan Jam
É jogado com um disco voador e duas latas. As equipes, compostas por dois jogadores, se revezam jogando o disco entre as duas latas e marcando pontos se o disco atingir ou for desviado para a lata. O objetivo é marcar 21 pontos ou acertar diretamente a abertura da lata sem o auxílio do parceiro. É considerado um jogo de jardim ou quintal.
- Cornhole
É um jogo de lançamento de pequenos sacos de milho em uma plataforma com um pequeno buraco. A distância das plataformas pode ser ajustada de acordo com habilidade e idade dos jogadores, favorecendo a participação de todos. É considerado um jogo de jardim ou quintal.
- RampShot
O esporte surge de uma variação do cornhole e é jogado com duas bases plásticas e pequenas bolas. Em cada base há uma área de remissão (o que torna o jogo mais dinâmico) e deve-se evitar que a bola caia no chão. É considerado um jogo de jardim ou quintal.