Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Arquivos Instantâneos: Práticas Artísticas e de Colecionismo em Espaços Digitais

com Nathalia Lavigne, curadora e crítica de arte

Florêncio de Abreu

Duração: 120 minutos

AO VIVO
A16

atividade online

Grátis

Online via Microsoft Teams

Vagas limitadas. Inscrições a partir de 25/08, às 14h

Data e horário

De 06/09 a 04/10

Quarta

10:00 às 11:30

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A partir de bibliografia multidisciplinar, textos de cultura visual, estudos museológicos e de mídia, serão apresentados exemplos de como instituições, artistas ou qualquer pessoa vem utilizando espaços como as redes sociais para finalidades como colecionismo, práticas artísticas ou ativismo.
Dividido em cinco encontros, o curso vai abordar diversos aspectos sobre o arquivo e sua presença na arte contemporânea. A última aula inclui uma abordagem prática, na qual os participantes serão incentivados a apresentar um trabalho a partir de uma coleção pessoal, discutindo metodologias de como lidar com esses arquivos em espaços on-line e off-line.

Programação:
1. Arte enquanto reprodução: os museus pós-fotográficos
O impacto da criação da fotografia nos museus e como as discussões sobre a reprodução da obra se relacionam com a atual circulação de imagens em rede.

2. Musealização do museu: o visitante como contracolecionador
A partir de uma discussão sobre a febre da memória que marcou as últimas décadas, o que acontece quando esses espaços também se tornam objeto de musealização? Como os visitantes interferem nos discursos institucionais ao fotografar e reproduzir imagens das coleções?

3. Intervenções em redes: práticas artísticas/ativistas e inserção midiática
Exemplos de produções artísticas que nascem em redes sociais, a partir de uma discussão sobre agenciamento e estratégias de inserção e (in)visibilidade.

4. A rede depois da rede
Discussão crítica sobre a crise do modelo de internet de plataforma e referências de práticas colaborativas e de colecionismo que aplicam o conhecimento das redes em outros ambientes e formatos.

Nathalia Lavigne é pesquisadora, curadora e crítica de arte e cultura visual. É doutoranda pela FAUUSP, mestre em Teoria Crítica e Estudos Culturais pela Birkbeck, University of London, e graduada em Jornalismo pela PUC-RJ. Escreve para veículos como Artforum, Contemporary And, ZUM, Folha de São Paulo e revista Select. Como curadora, já realizou mostras como “Against, Again: Art Under Attack in Brazil”, na Anya and Andrew Shiva Gallery (John Jay College, CUNY), em Nova York, em 2020, e apresenta este ano a exposição “Táticas de Desaparecimento”, no Paço das Artes, como parte da Temporada de Projetos 2020. Foi contemplada com uma bolsa da DAAD para desenvolver uma pesquisa na Humboldt Universität zu Berlin, em 2021.

Utilizamos cookies essenciais, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.